Fundado em 30 de agosto de 1905, o Colégio Catarinense já passou por inúmeras transformações e reformas. Tudo para garantir às crianças e adolescentes um ambiente saudável e propício para a sua formação acadêmica e humana.
Para o ano de 2013, o CC traz boas notícias quanto às reformas. Elas atingirão toda a comunidade educativa, que em números formam uma grande família de aproximadamente 5000 pessoas.
São mudanças que visam a oferecer condições estruturais para o estudo e conforto dos alunos e professores, fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho.

A primeira delas foi para a Unidade Infantil e Fundamental I, que no início do 2º semestre terá outro endereço dentro do CC. A antiga residência dos jesuítas será o novo espaço do mundo dos pequenos. Segundo José Ilto Bittencourt, supervisor de serviços gerais, o objetivo dessa mudança é otimizar o aproveitamento do espaço e a necessidade de se criar um ambiente mais atraente e adequado ao aprendizado dos alunos”. Ele complementou que entre as novidades para essa unidade estão, entre outros, os projetos da horta, da composteira e a captação de águas das chuvas.
Segundo o diretor administrativo, Fábio Luiz Marian Pedro, o Colégio Catarinense procura utilizar materiais provenientes de empresas comprometidas com uma ética ambiental. O intuito é usar os conceitos de sustentabilidade para ensinar às novas gerações sobre a importância do equilíbrio da humanidade com o meio ambiente, desenvolvendo currículos escolares que difundam o compromisso inaciano com a preservação da Criação.

Outro espaço que ganhou amplitude e conforto foi a sala dos professores. Para a diretora acadêmica Cléia Fritzke Abdalla, o espaço dos professores precisava de um olhar especial. Agora, a nova sala conta com três ambientes: área de descanso, área de estudo e planejamento e área de convivência. A sala dispõe de equipamentos que permitem o uso de louça e material permanente, em detrimento do uso de descartáveis, objetivo perseguido pela equipe do projeto Lixo Zero.

Na reforma estão inclusas também: a instalação e funcionamento de mais seis salas de aula, a aquisição de novos computadores e lousas digitais, a troca do transformador de subestação de energia de 500 para 750 kw, a substituição da grama sintética da Unidade Infantil e Fundamental I por piso emborrachado, a pintura geral e manutenção do colégio, o tratamento do piso de madeira da escadaria e direção, a climatização das salas do 6º, 7º e 8º ano e a criação do Centro de Serviços da Unidade II, que abriga seus coordenadores, assistentes e todos os Serviços de apoio ao ensino do Fundamental II e Ensino Médio.
O Diretor-Geral, Padre Mário Sündermann, declarou que “todos os membros da Comunidade Educativa do CC deveriam sentir prazer de estar no Colégio e desfrutar de um espaço agradável e apropriado para a construção do conhecimento. Penso que o lugar mais confortável para as pessoas deve ser o próprio Lar. No caso dos nossos alunos, professores e funcionários, que passam boa parte de seu tempo e de suas vidas no Catarinense, o Colégio acaba sendo como a segunda casa. Por isso, queremos proporcionar um ambiente agradável, acolhedor, confortável e motivador a todos. A excelência acadêmica e humana passa por espaços internos e externos apropriados para o ensino e a aprendizagem, para o encontro e a partilha. Enfim, queremos o melhor para aqueles que dão o seu melhor e buscam o melhor para si e para os seus. Desejo um ano abençoado a todos.”