Longe da rotina e acolhido pela natureza serena da casa de retiros Vila Fátima, um grupo de pais e responsáveis de alunos do Colégio Catarinense dedicou o fim de semana, de 17 a 19 de outubro, à experiência humano-espiritual dos Exercícios Espirituais (EE) de Santo Inácio de Loyola. A iniciativa, que já está em sua segunda edição – a primeira aconteceu de 30 de maio a 1º de junho –, é um convite para um tempo de silêncio e escuta orante, essencial para o discernimento humano-espiritual e para o fortalecimento dos vínculos familiares e com a escola.
Os EE foram orientados pelo diretor-geral do Colégio Catarinense, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ, oferecendo aos participantes “passos espirituais de oração” para “buscar e encontrar a vontade de Deus” e cultivar uma vida mais plena, significativa e orientada segundo o Espírito Santo.
Simultaneamente, outro grupo de exercitantes realizava os Exercícios Espirituais, sob a orientação do Pe. Élcio José de Toledo, SJ, superior dos jesuítas presentes nas obras apostólicas em Curitiba e em Florianópolis. Ambas as experiências foram favorecidas pela atmosfera contemplativa da Vila Fátima, um espaço que inspira serenidade e convida à percepção da presença de Deus em todas as coisas, especialmente na criação.