Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense alcançaram um marco especial em seu projeto anual, “Florianópolis de A a Z: descobrindo palavras, histórias e valores da nossa cidade”. Para a alegria da comunidade escolar, o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, aceitou o convite formalmente feito pelos estudantes para uma visita e conversa na escola nas próximas semanas.
O convite partiu dos próprios alunos, que redigiram uma carta à mão datada de 22 de outubro de 2025, na qual expressam o desejo de conversar com o prefeito para “saber como é ser prefeito” e compartilhar o que estão aprendendo sobre a cidade. O encontro será um momento especial para os alunos, que também prepararam uma lembrança para entregar ao chefe do executivo municipal.

O Projeto “Florianópolis de A a Z”
O convite é o resultado de um trabalho aprofundado que tem a cidade de Florianópolis como seu principal eixo norteador. O projeto, que se desenvolve ao longo do ano letivo, tem como objetivo geral criar um Dicionário de Florianópolis, com palavras, expressões e conceitos relacionados à história, à cultura e aos valores sociais da capital catarinense.
Ao longo da jornada de aprendizado, que é inspirada pelo Paradigma Pedagógico Inaciano, os estudantes buscam: compreender as mudanças e a diversidade cultural e histórica de Florianópolis; refletir sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade; conhecer as influências de povos como os Homens do Sambaqui, os indígenas (itararés e carijós) e os imigrantes açorianos, que ajudaram a moldar a identidade local; além de desenvolver o senso de cidadania e a capacidade de análise crítica.
A visita do Prefeito Topázio Neto será uma oportunidade ímpar para os alunos contextualizarem o papel da administração pública no cuidado e na transformação da “Ilha da Magia”, integrando a teoria do projeto com a experiência prática da vida cívica. O Colégio Catarinense agradece a disponibilidade do prefeito e aguarda com entusiasmo o encontro, que certamente será inspirador para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.