Na segunda-feira (27), às 17 horas, foi ao ar, pela Rádio Cultura AM 1110, o primeiro programa de rádio do Colégio Catarinense: VIVA – Pedagogia e Espiritualidade Inaciana.

Quem comanda o programa é Caê Martins, Assessor de Comunicação do Colégio Catarinense, que a cada semana recebe diversos convidados para discutir temas referentes à espiritualidade, pedagogia inaciana e a novidades da Companhia de Jesus. 

No primeiro programa, foram abordados alguns tópicos importantes relativos à Companhia de Jesus: Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, o apostolado jesuíta na educação e a presença dos jesuítas em Santa Catarina. Os convidados foram o Diretor Geral do Colégio Catarinense, Padre Mário Sündermann, SJ; o Orientador Religioso da Unidade Educação Infantil e Fundamental I, Padre Luiz Chang, SJ; e o estudante jesuíta Luiz Carlos Campos, SJ. 

Um dos temas que foi bastante discutido durante o programa diz respeito ao desafio da prática espiritual na sociedade contemporânea. “Vivemos num mundo, hoje, de muitas luzes, muito barulho e imagens. Somos muito estimulados e acabamos entrando numa roda vida de consumo, corre-corre e obrigações de fazer e ter coisas”, destacou Padre Chang. 

Já Padre Mário, Diretor do Colégio Catarinense, enfatizou a importância de uma boa formação espiritual. Segundo ele, o que une é o espírito, não o externo, e o que move as pessoas não são letras, nem leis, mas o espírito. “Se eu conseguir favorecer, no ambiente do Colégio, a compreensão da pergunta chave do ‘quem sou eu, de onde eu vim e para onde eu vou’, certamente o indivíduo vai se perceber como parte de um todo, constituído em comunidade”, revelou o padre.

O Programa Viva tem como proposta difundir a pedagogia e a espiritualidade inaciana através da Rádio Cultura e partilhar as atividades do Colégio Catarinense e dos jesuítas na Arquidiocese. “Abrimos um novo canal de diálogo com a sociedade e desejamos contribuir com os ouvintes enfatizando as boas práticas para a educação de crianças e jovens, além de oferecer caminhos da prática espiritual que herdamos de Santo Inácio de Loyola”, explica Caê Martins, Assessor de Comunicação.