A Casa da Juventude em Pinheiral é uma propriedade do Colégio Catarinense, localizada em Major Gercino, que proporciona diversos encontros e atividades formativas dentro do seu projeto pedagógico. Pinheiral é uma continuação, ou melhor, uma extensão do Colégio Catarinense. O objetivo primeiro de uma instituição educativa da Companhia de Jesus “é propiciar o desenvolvimento harmônico, humano e intelectual dos (as) alunos (as), capacitando-os(as) a serem sujeitos e autores da construção do seu ser e saber em vista dos modelos evangélicos”. Pinheiral é um espaço privilegiado para se praticar esse tipo de educação e liderança. Lá, as amizades se formam, desafios e dificuldades são superados, e busca-se uma vida mais simples e autêntica, dando ênfase à vida comunitária. Segundo o pressuposto teológico dos centros educativos da Companhia de Jesus, temos um só objetivo: “formar homens e mulheres de seu tempo, comprometidos com a promoção da justiça e o bem comum, pessoas orientadas em seus princípios e em seus valores para o serviço aos outros, segundo o exemplo de Jesus Cristo. Nossa missão é formar líderes que ajudem a construir uma nova sociedade, no serviço do Reino de Deus”. 

A casa de Juventude em Pinheiral faz parte do projeto educativo-formativo do Colégio Catarinense. Conforme esclarece o Documento “Projeto Educativo Comum da Companhia de Jesus na América Latina” (PEC), nossa missão assim se expressa:

Colaborar com a missão evangelizadora da Igreja, oferecendo uma formação integral de qualidade a meninos e meninas, jovens e adultos, à luz de uma concepção cristã da pessoa humana e da sociedade, através de comunidades educativas que vivam a sociedade justa e solidária que queremos construir, comprometendo-as a participar significativamente na definição de políticas e práticas de educação pública tanto de gestão estatal como privada nos diversos países da região. 

 

Mais adiante, o documento assim delineia nossa identidade na missão:

Dedicamo-nos à missão evangelizadora da Igreja contribuindo para a formação integral da pessoa, no campo da educação. A opção pelos pobres é uma característica de nossa identidade; além de opção evangélica, é um compromisso solidário urgido pela justiça e pelo aumento da pobreza em nossos países
[…].

O documento ainda expressa claramente os passos para chegar à nossa identidade e missão. Esses passos são inspiradores para esse projeto do Pinheiral como instância formativa do Colégio Catarinense:

a) Constituir um novo sujeito apostólico, integrado por educadores jesuítas, leigos, leigas, religiosos, religiosas e sacerdotes que se formam e trabalham juntos, partilhando uma mesma missão;

b) Educar de forma coerente com a espiritualidade e a visão inaciana de Deus, do ser humano, do mundo e da sociedade, para facilitar a resposta pessoal ao amor de Deus;

c)  Articular fé e justiça, assumindo, com maior vigor, a opção preferencial pelos pobres;

d) Formar homens e mulheres “para os demais” e “com os demais”;

e) Ler permanentemente o contexto de forma crítica, visando a que a educação responda coerentemente aos desafios encontrados;

f)  Desenvolver e enriquecer, através do currículo, o diálogo entre fé e cultura, fé e ciência, fé e razão.

  

Atividades Desenvolvidas no Pinheiral:

Gincanas, jogos, brincadeiras, trilhas, acampamentos, torneios, teatros, celebrações, missas, orações, limpeza, etc.

Brincadeiras tradicionais de Pinheiral: escalpe, escudo e meia, presidiário, quebra-coco, um osso para dois cachorros, fute-saco, pebolim humano, caça ao tesouro, pique-bandeira, queimada, dentre outras. 

 

Normas Disciplinares:

O regime disciplinar do Colégio Catarinense rege também a disciplina da Casa da Juventude em Pinheiral. Destacamos os seguintes pontos:

São deveres do aluno:

a)  Proceder segundo as normas da moral e da boa educação, dentro e fora do estabelecimento;

b) Tratar com urbanidade e respeito os professores, funcionários, dirigentes e colegas;

c)  Respeitar e preservar todo o patrimônio escolar que está à sua disposição direta ou indiretamente, responsabilizando-se a família do aluno pelos eventuais danos causados;

d) Acatar e respeitar as determinações da Direção, Coordenação, Professores e Dirigentes;

e)  No recinto do Colégio e em suas dependências internas e externas, não será permitido o fumo e bebida alcoólica aos alunos e dirigentes.

f)  São consideradas faltas graves:

  1. Praticar atos que prejudiquem os serviços, sejam contrários aos bons costumes ou excedam os limites da boa educação;

  2. Usar de fraude em provas, trabalhos ou outras atividades escolares ou comportamentais;

  3. Agredir física ou moralmente a colegas, funcionários, professores ou a quaisquer outras pessoas em exercício funcional do Colégio;

  4. Desacatar os dirigentes ou representantes do Colégio Catarinense.

  • Aos alunos que cometerem faltas nos termos dos artigos ou preceitos deste Regulamento serão aplicadas punições, em forma de: trabalhos escolares, advertências, retorno da atividade externa, suspensão de aulas ou exclusão do Colégio, conforme a gravidade do caso.

  • Os alunos devem trazer a Pinheiral unicamente os materiais de uso permitido. É proibido o porte e a guarda de objetos cortantes, perfurantes, de qualquer substância química, nomeadamente de fármaco dependentes ou de outros tipos de entorpecentes e/ou “drogas”, bem como de qualquer tipo de explosivos.

 

Do Processo de Convite e explicação aos pais:

Todas as atividades envolvendo alunos devem prever uma reunião preparatória com os pais, mesmo em se tratando de alunos dos últimos anos do Ensino Médio.

Na reunião com os pais e responsáveis, o quanto possível, deve-se apresentar fotos da Casa da Juventude em Pinheiral e de algumas atividades lá desenvolvidas.

Deve-se explicar o sentido da casa, as regras básicas sobre o que levar e não levar, esclarecendo que o regime disciplinar da casa é uma extensão do mesmo regime disciplinar do Colégio Catarinense. 

 

Do Embarque e do período do translado:

O coordenador e sua equipe devem zelar para que todos tenham embarcado seus pertences no ônibus. Se avistar qualquer sinal de bebida alcoólica, fogos de artifício ou outros produtos, deve advertir o participante da proibição dos mesmos no Colégio e em Pinheiral.

Uma breve oração deve ser feita antes de o ônibus deixar o Colégio.

Ao longo da viagem, o comportamento exigido deve ser exemplar, tendo em vista que está em jogo o bom nome do Colégio. Palavrões e palavras de baixo calão devem ser evitados e reprimidos. Não será permitido o uso de músicas que atentem à moral e aos bons costumes no sistema de som do ônibus e também durante a estada em Pinheiral.

Na Parada, em Tijucas, deve-se tomar o cuidado para que os participantes não comprem bebida alcoólica ou outras substâncias não permitidas. 

 

O que dirigente deve fazer em Pinheiral (responsabilidades):

A partir da necessidade de se estabelecer um conjunto de parâmetros para guiar as atividades formativas do Colégio Catarinense na Casa da Juventude em Pinheiral, essas orientações visam a ajudar os dirigentes, animadores, monitores, ou equipe de apoio na condução dos trabalhos. O objetivo não é restringir a criatividade, mas incentivar o processo formativo dentro da inspiração inaciana.

Deve-se explicar claramente aos participantes que o final de semana se constituiu num conjunto de atividades formativas desenvolvidas pelo Colégio Catarinense.

O objetivo do final de semana não é vencer as gincanas e competições, mas crescer como pessoa integrada dentro do grupo e aberta a novos desafios.

Deve-se respeitar o limite mínimo de sono para adolescentes e jovens. Não é educativo conduzir atividades muito além da meia-noite. Proposta: que todos possam estar dormindo à 1h da manhã. Se houver casos de indisciplina quanto a ir dormir, esclareça-se aos participantes que isso pode implicar medidas disciplinares no retorno ao Colégio (suspensão).

Deve-se respeitar o horário de silêncio na casa. Pinheiral está localizado em uma vila rodeada de casas. Músicas e outros ruídos (apitos, gritos, torcidas) devem cessar depois das 22h na sexta-feira e meia-noite no sábado.

Dentro do quadro das atividades desenvolvidas, alertar os participantes de que não podem invadir propriedades alheias de forma nenhuma. O espaço do cemitério é sagrado para a comunidade. Nenhuma atividade lúdica deve ser desenvolvida nesse local.

Não é permitido o consumo de bebida alcoólica nas dependências de Pinheiral, seja pelos alunos ou pelos dirigentes. Evitem-se reuniões da equipe coordenadora que invadam a madrugada.

Se houver casais de namorados na equipe coordenadora ou entre os participantes, é necessário advertir que em Pinheiral não se deve namorar, ficar ou expressar afetos excessivamente (beijos, “pegação”).

Na programação da alimentação, deve-se alertar que, no almoço de domingo, já acontece o tradicional churrasco. É interessante evitar um segundo churrasco no sábado à noite. Zelar para que se evite desperdício de comida.

Deve-se prever um momento celebrativo e de formação humana e Cristã durante o final de semana. Se houver padre, a missa deve ser celebrada no momento mais adequado, de acordo com a programação estabelecida pela equipe coordenadora.

Deve-se qualquer sinal de arrogância e autoritarismo por parte da equipe dirigente. Qualquer medida disciplinar deve ter em vista o crescimento do participante e nunca a sua humilhação. Disciplina e ordem são pilares de qualquer processo formativo, mas não são um fim em si mesmo e não dependem do humor ou boa vontade dos dirigentes.

O dirigente deve aproveitar o encontro para aprofundar sua experiência pessoal. Pode ser para ele, momento de aperfeiçoamento, sem prejuízo do serviço que está prestando.

O dirigente deve evitar o envolvimento excessivo com alguns dos que estão fazendo o encontro, participantes ou dirigentes. Ele está a serviço de todos e deve comunicar qualquer dificuldade especial de algum dos participantes.

É essencial uma preparação espiritual. O dirigente deve estar sintonizado nesse espírito. Deve estar também em busca de Deus, sendo obrigatória a participação de toda a equipe de dirigentes nos momentos reflexivos e celebrativos. 

 

Outras orientações:

  1. Seguir a orientação do Manual de Convivência do Colégio Catarinense;

  2. São válidas as normas aplicadas no Colégio. Isso vale desde o momento da saída dos grupos até o retorno ao Colégio;

  3. Na primeira reunião do grupo na casa da Juventude em Pinheiral, é preciso alertar para a necessidade de todos aceitarem pacificamente as divisões das equipes e formação dos quartos. Não haverá exceções, sendo que um dos objetivos do Pinheiral é fazer novas amizades, superando a rivalidade de grupos dentro das séries;

  4. Planejar cuidadosamente as atividades e programação de acordo com a idade dos participantes. Evitar espontaneismo e enjambração;

  5. Acolher a todos, sem discriminação, com olhar formativo, ou seja, o que o (a) aluno (a) está mais precisando para seu crescimento pessoal, instigando suas qualidades e sua integração no grupo;

  6. Divertir-se com responsabilidade no momento certo. Dirigente não é participante;

  7. Disciplina e colaboração (todos devem se ajudar e não ficar apenas com “sua” tarefa). Às vezes, o serviço mais difícil é o mais importante para o bom desenvolvimento da atividade. Quem não sabe obedecer não pode comandar;

  8. Ser educado e cuidadoso com a linguagem;

  9. Ser criativo e sempre buscar o melhor. Dar o máximo de si para o bem-estar do grupo;

  1. Ter bom senso e sempre perguntar quando houver dúvidas. Nunca decidir sozinho coisas que afetem o grupo, especialmente os (as) alunos (as);

  2. Ter cuidado com a saúde própria e do grupo, e sempre primar pela prevenção de acidentes;

  3. Zelar pela tradição e pelo bom nome de Pinheiral. Respeitar a vida da vila Pinheiral com seus costumes e atividades próprias;

  4. Preparar a turma também para a missa, oração e os momentos de reflexão;

  5. Sempre trabalhar em equipe e respeitar o colega dirigente (especialmente, não discordar em público), mantendo a harmonia do grupo;

  6. Respeitar os limites do outro, saber calar e ajudar os colegas a crescerem como dirigentes;

  7. Zelar pelo material esportivo, pranchetas, apitos, lanternas e as dependências da casa. Alertar sobre a proibição de pichação ou de escrever nos armários, paredes e qualquer dependência da propriedade;

  8. Fazer avaliação pessoal e grupal, visando ao crescimento de todos;

  9. Respeitar os funcionários de Pinheiral;

  10. A participação do dirigente em Pinheiral está condicionada à assinatura do termo de adesão para o trabalho voluntário.

 

“A educação da Companhia reconhece que o crescimento afetivo, intelectual e espiritual continua ao longo da vida; os membros adultos da comunidade educativa são animados a continuar amadurecendo em todos estes aspectos, para que sejam proporcionados programas adequados de formação permanente”. JORNADA Latino Americana sobre as “Características da Educação da Companhia  de Jesus”. São Paulo: Edições Loyola 1989. p. 61.  (Documento S.J.;7)