O Colégio Catarinense transformou o Teatro Pe. João Alfredo Rohr em um palco de celebração na noite desta terça-feira, dia 28 de outubro, com a cerimônia de Premiação dos Curtas do Projeto Saúde Mental. O evento, que integrou as comemorações dos 120 anos da instituição, reconheceu o talento, a criatividade e o empenho dos alunos do 8º ano, ao abordarem um tema de crescente relevância.

Conduzida pelos professores Claudia Maggioni e Filipe Aderbal da Silva, a cerimônia destacou o trabalho interdisciplinar que envolveu os estudantes ao longo do ano, promovendo o desenvolvimento das dimensões cognitiva, espiritual e emocional. O projeto inspirou-se na missão da Rede Jesuíta de Educação, visando formar cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.

A temática da saúde mental foi explorada pelos alunos por meio de atividades interdisciplinares e duas vivências especiais: a Vivência Inaciana (escuta interior e espiritualidade) e a Vivência Solidária, na Orionópolis (encontro com o outro e prática da solidariedade). Essas experiências culminaram em três grandes produções por grupo: a escrita de um roteiro; a gravação de um curta-metragem e a elaboração de um cartaz de divulgação.

Os curtas abordaram temas profundos e humanos, como a anemia, a bulimia, a prática de exercícios, o bullying, o valor das amizades, a reconciliação, a importância da família e o papel de profissionais de apoio, entre outros.

Vencedores da noite

As produções foram avaliadas por uma banca de professores, que reconheceu a sensibilidade dos estudantes. A premiação, com clima de “Oscar”, distribuiu troféus nas três categorias principais.

Na categoria Melhor Roteiro, os vencedores por turma foram: “A vitória de uma vida” (8º A), “A volta por cima” (8º B), “404: Corpo não encontrado” (8º C), “De boas ações a boas amizades” (8º D) e “Mudanças e perdão” (8º E). Os roteiros exploraram narrativas de superação e cuidado, elementos essenciais para a saúde mental.

A categoria Melhor Cartaz de Divulgação celebrou a comunicação visual bilíngue e premiou os cartazes dos curtas: “O poder da fala” (8º A), “Burnout” (8º B), “Obsessão” (8º C), “A importância da amizade” (8º D) e “Espelho digital” (8º E).

Melhor Curta-Metragem, categoria mais aguardada, celebrou os jovens cineastas e suas histórias sobre amizade, superação, empatia, família e o poder do cuidado: “Poder de Fala” (8º A), “Burnout” (8º B), “Obsessão” (8º C) e “Destruidores de muros, quebrando a barreira do bullying” (8º E).

O evento encerrou com a reflexão de que cuidar da mente é cuidar da vida, das relações e do futuro, e com o incentivo para que cada aluno continue sendo protagonista no cinema da vida, escrevendo suas histórias com criatividade, sensibilidade e coragem.