Os alunos do Terceirão do Colégio Catarinense se dedicam ao máximo para concluir o seu último ano letivo do Ensino Médio, de forma que seus objetivos sejam alcançados. Assim, preparar-se para a vida através de uma boa educação e do crescimento como indivíduo é o movimento natural estabelecido entre alunos, professores, coordenadores e Direção no Colégio Catarinense. Entretanto, existe, para os alunos, outra meta paralela a esses princípios: o vestibular.

Desse modo, nos dias 05, 06 e 07 de novembro, a Unidade II de Ensino do CC realizará o segundo simulado da UFSC/2013. As provas se iniciarão pontualmente às 14h, e não são permitidos atrasos. O critério adotado para a correção é similar ao da UFSC, de modo a auxiliar o aluno na identificação de dificuldades que podem ocasionar a perda da prova no dia do vestibular. Todas as questões foram elaboradas pelos professores da série, que agregaram às questões, experiência e conhecimento para proporcionar aos alunos, a mais leal simulação de um vestibular. Outro desafio no simulado é a redação, que também será corrigida utilizando os moldes usados no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina.

O simulado é muito importante e essencial, pois essa atividade aumenta a capacidade do aluno de antever situações de prova, além de testar seus conhecimentos, sua calma e sua resistência para fazer uma boa prova da UFSC, prova essa que será realizada nos dias 14, 15 e 16 de dezembro. Além disso, como forma de incentivar e motivar os alunos, as notas obtidas nesse simulado serão transformadas em décimos que serão lançados nas médias.