Depois das merecidas férias, o grupo retorna para mais um ano de desafios e novos projetos.

O retorno às atividades pedagógicas no Colégio Catarinense tem sido de troca de conhecimentos, novas ideias e interessantes perspectivas para 2018. No último dia 1º de fevereiro, gestores e coordenadores dos Serviços retornaram ao Colégio e deram início ao processo letivo, ocasião em que o diretor-geral, Afonso Luiz Silva, iniciou a reunião convidando a todos para o compromisso de trabalhar em sinergia e colaboração permanentes.

Durante o encontro, o diretor-geral listou desafios e oportunidades no Catarinense para 2018, debatendo temas como boa gestão e prudência. Sempre a partir dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, “Em tudo amar e servir para a maior glória de Deus”, apresentaram-se as ações permanentes para 2018, com ênfase na Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Superação da Violência”, no engajamento nos projetos e nas políticas da instituição. O Sistema de Qualidade na Gestão da Escolar, instituído pela FLACSI, o Planejamento Estratégico, o Programa de Liderança Juvenil e o Projeto Educativo Comum – PEC – também continuam como prioridades em 2018.

Após a primeira etapa dos trabalhos, o diretor administrativo do Colégio, Fábio Luiz Marian Pedro, apresentou ao grupo o número de alunos e de turmas de cada segmento e falou sobre as reformas no Colégio. Ele agradeceu a todos pela compreensão neste período de obras e explicou que algumas mudanças serão estratégicas, voltadas à melhoria dos momentos de embarque e desembarque de alunos, o que também facilitará o acesso dos pais, desobstruindo o trânsito no entorno do Colégio. As obras deverão ser concluídas até o mês de abril.

Para os professores e colaboradores do CC, o retorno às atividades letivas ocorreu nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, em um evento de acolhida, realizado na Igreja Santa Catarina de Alexandria, que também contou com a presença da Direção, dos gestores e jesuítas do Colégio. Pe. Nereu Fank fez a oração inicial e abençoou os presentes, desejando um ano harmonioso e produtivo.

Durante o encontro, o diretor-geral recebeu todos os presentes com as palavras de Padre Pedro Arrupe: “Sonho com um colégio que procure e experimente novos caminhos em direção à pessoa humana para conservar viva e jovem a arte de educar por toda a vida. Sonho com uma escola corresponsável, comprometida com a formação integral dos alunos, na qual as atividades e os projetos sejam feitos com entusiasmo, seriedade, encanto e alegria”.

O grupo também refletiu sobre a identidade do Colégio – cristã, de carisma inaciano. O diálogo do Papa Francisco com os jesuítas, durante a 36ª Congregação Geral, em outubro de 2016, foi memorado: “Educação do olhar, da escuta e da acolhida-pedagogia inaciana, pedagogia da sensibilidade, pedagogia da autonomia e promoção da pessoa”.

Ao final do encontro, a Direção pediu aos colaboradores que estivessem atentos ao discurso do Padre Geral, Arturo Sosa, no encerramento do JESEDU, ocorrido em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, com o tema “A Educação da Companhia: uma pedagogia a serviço da formação de um ser humano reconciliado com seus semelhantes, com a criação e com Deus”. Reforçaram-se, assim, os desafios do trabalho em Rede, em busca de reconciliação e justiça. Outro pedido foi de especial atenção ao PEC, lançado em 2016, que traz um novo marco, o frescor e o ar pedagógico que o Colégio precisa ter.

Por fim, as equipes docentes reuniram-se com o diretor acadêmico, Elton Frias Zanoni, que apresentou a todos as equipes de trabalho para 2018, destacando os tópicos a serem abordados durante o ano. O diretor enfatizou a importância de trabalhar à luz do PEC e desejou a todos um ano especial: “Que tenhamos um ano Magis, no coração e no trabalho”, concluiu.