Quando os jovens ingressam no Ensino Médio, as tendências para a escolha de alguma carreira começam a manifestar-se um pouco mais objetivamente. Quando, enfim, chega o momento de ingressar na universidade, para muitos jovens pode ser o início de um drama. Primeiramente, quanto à escolha do curso, e, depois de feita a escolha, sentir que a opção foi a mais acertada. Caso a primeira escolha não tenha sido satisfatória, a solução é procurar outra opção de curso.

Optar por uma carreira para seguir é uma tarefa não muito fácil para muitos, igualmente para adolescentes de 16 ou 17 anos. Nessa idade, são poucos os jovens que se conhecem o suficiente para tomar uma decisão certeira. Por isso, não raramente, muitos descobrem, já adultos, que gostariam de ter outra profissão.

A Orientação Profissional é um processo científico que visa a facilitar a escolha profissional, auxiliando o aluno a escolher uma ocupação e a conscientizar-se sobre os fatores que interferem na escolha. Tem como objetivo maior ajudar o jovem na solução das dificuldades que encontra ao encarar a escolha de sua profissão. A informação profissional oferece dados sobre as universidades, cursos oferecidos, especificidades de cada profissão e mercado de trabalho.

O trabalho de orientação profissional, no Colégio Catarinense, tem como ponto de partida a necessidade, cada vez mais presente, de orientar os educandos na realização de uma escolha profissional consciente e adequada ao seu projeto de vida. Por meio de determinadas estratégias, os alunos serão convidados a fazer experiências em nível prático e teórico, à luz dos valores humanistas e inacianos, procurando, assim, alcançar os objetivos propostos.

O projeto de Orientação profissional é desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e se estende até a 3ª série do Ensino Médio. É realizado de forma gradativa, processual e dinâmica, e vai sendo construído na coletividade, integrando as cinco dimensões da Pedagogia Inaciana: CONTEXTO – EXPERIÊNCIA – REFLEXÃO – AÇÃO E AVALIAÇÃO. Com o desenvolvimento deste projeto, queremos que nosso aluno termine o Ensino Médio podendo fazer a escolha de sua profissão de forma consciente e tranquila. O aluno deverá sentir-se seguro de sua opção, sabendo que a escolha de sua profissão deve ser voltada para A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E FRATERNA e que deve completá-lo como ser humano.

O projeto é desenvolvido pela equipe do SOE (Serviço de Orientação Educacional), sendo que também fazem parte da equipe psicólogos, ex-alunos, pais, profissionais de áreas específicas e o professor de formação humana cristã.