Evento reuniu mais de 150 estudantes, educadores e especialistas no Colégio Loyola
O Colégio Loyola, em Belo Horizonte, sediou, entre os dias 16 e 18 de maio, o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação. O evento reuniu mais de 150 estudantes e educadores das escolas jesuítas do país e especialistas do Brasil e da América Latina para debater o tema “Currículo e Inovação”. O Diretor Acadêmico do Colégio Catarinense, Elton Frias Zanoni; os coordenadores das Unidades de Ensino do CC e professores do Catarinense participaram do Simpósio.
O simpósio foi aberto na quarta-feira (16), à noite, pelo presidente da Rede Jesuíta de Educação Básica, Ir. Raimundo Barros, SJ, com a presença do Secretário da Educação da Província dos Jesuítas do Brasil, Pe. Sérgio Mariucci, SJ, do diretor Corporativo do Colégio Loyola, Pe. Mário Sündermann, SJ, e demais membros do Conselho Diretor do colégio, bem como representantes da comunidade escolar.
Na ocasião, foi inaugurado um novo ambiente de aprendizagem, o Espaço Pe. Kolvenbach, SJ. Irmão Raimundo, agradecendo a participação das delegações e o empenho das equipes internas, ressaltou que tanto o simpósio quanto a criação do novo espaço refletem o momento de consolidação da Rede Jesuíta de Educação Básica vivido pela Província dos Jesuítas do Brasil.
O currículo nas referências da Companhia de Jesus e a Base Nacional Comum Curricular foram os principais assuntos da manhã de quinta-feira (17). A primeira a falar foi a professora, mestra e doutora, Vilma Inés Reyes Duarte, da Colômbia. Em seus apontamentos, ela destacou que “tudo que fazemos em uma instituição educativa aponta para um processo de humanização”. Por isso, o currículo deve preparar a pessoa para responder às emergências; à dinâmica da sociedade contemporânea, caracterizada pela mudança incessante, e ajudá-la a lançar-se ao outro.
Para debater o tema, a professora, mestra e doutora, Olga Irene León Miranda, da Guatemala, compartilhou suas experiências em seguida. Ela chamou a atenção para a necessidade de entendermos o currículo como sistema, e não como ilhas, partes não conectadas entre si. Para ela, deve ser algo que ajude as pessoas a situarem-se na sua realidade e a serem melhores. Na sequência, o tema foi aberto para discussão com os participantes. (As colocações das duas especialistas, na íntegra, estão na TV Loyola no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=hH47C7QcrhY).
Ainda no período da manhã, aconteceu a mesa-redonda e debate sobre a BNCC e formação de docentes com os professores, mestres e doutores, Guiomar Namo de Mello e José Francisco (Chico) Soares. No período da tarde, colocou-se em prática um pouco do que foi debatido sobre “Currículo e Inovação” no começo do simpósio.
