Os alunos da 3ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense vivenciaram, nos últimos dias, duas experiências importantes voltadas à construção de um projeto de vida com propósito e responsabilidade. As atividades integraram momentos de escuta, reflexão e contato direto com profissionais e instituições do ensino superior, fortalecendo o compromisso da escola com uma formação integral e com a preparação para o futuro.

Workshop das profissões promove bate-papo com antigos alunos

No sábado, 31 de maio, os estudantes foram convidados a participar do Workshop das Profissões, uma manhã dedicada à orientação profissional. A programação começou com a palestra do professor Manoel Teixeira, coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE), responsável pelo vestibular da UFSC 2026. Em seguida, a psicóloga Luciana Gomes de Abreu, especialista em abordagem relacional sistêmica, abordou os desafios e as possibilidades do futuro profissional, ressaltando o impacto das novas tecnologias e a importância das conexões humanas.

Na sequência, os alunos participaram de rodadas de debates on-line com profissionais das áreas de Administração, Psicologia, Direito, Engenharia, Arquitetura e Medicina. Os convidados são antigos alunos do Colégio Catarinense e conversaram sobre estudos e carreira, com o acompanhamento de educadores da Unidade de Ensino III.

Feira de Cursos da UFSC abre possibilidades

Complementando essa proposta formativa, mais de 100 estudantes participaram, no dia 3 de junho, da 3ª Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizada no campus da Trindade, em Florianópolis. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD), ofereceu a oportunidade de conhecer mais de 110 cursos de graduação presencial e cinco a distância.

Durante a visita, os alunos circularam pelo hall da Reitoria, onde puderam obter informações sobre disciplinas, campos de atuação e os diversos serviços oferecidos pela universidade, como apoio pedagógico, estágios, bolsas, intercâmbios e ações afirmativas. Também participaram de palestras, atividades culturais, visitas guiadas a laboratórios e estandes institucionais, incluindo o da COPERVE, com orientações sobre o ingresso em 2025.

As atividades proporcionaram aos estudantes momentos complementares de reflexão, informação e contato direto com profissionais e instituições, para que, assim, possam fazer escolhas profissionais assertivas e bem alinhadas com os propósitos pessoais e os valores em que acreditam.