Os pais estavam ansiosos durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas 2012 do Colégio Catarinense e os alunos das Unidades do Infantil e Fundamental I, também na expectativa, aguardavam a entrega das medalhas ao som de Gazú, vocalista da Banda Dazaranha e de Giulia Soncini, uma cantora de apenas 8 anos.
O clima era de festa, confraternização e muito aprendizado. Algumas crianças lidavam pela primeira vez com os sentimentos de vitória e derrota, mesmo não havendo classificação. Ganhar e perder faz parte da vida, mas as olimpíadas dos “pequenos” extrapola as quadras e envolve a família em boas discussões.
– Mãe, eu perdi porque meu amigo era ruim. Ele não deveria ter jogado.
– Meu filho, ele também tem o direito de jogar. Esse é um momento para se divertir.
– Mas eu queria ter vencido mãe.
– Eu entendo meu filho, mas acho que eles também queriam que você vencesse a corrida dos 50 metros, não acha?
“A ideia de fazer uma olimpíada em que todos participam e todos ganham é justamente isso, valorizar a participação de todos, daqueles que jogam bem, dos que jogam mais ou menos. Todos tem o direito de participar e isso é respeitado. A olimpíada é a representação não somente do jogo, mas também da participação, da colaboração, da união da turma”, compartilhou Magali Schimitz Knoll, coordenadora da Unidade Infantil e Fundamental I.
A criançada também participou do Desafio Lixo Zero, coletando resíduos durante os três dias das olimpíadas. “O objetivo era motivar o aluno a tomar consciência da importância da coleta, do reuso e da economia”, reforçou a assessora acadêmica, Louisa Carla Farina Schroter. As turmas que recolheram o maior número de resíduos foram os alunos do 3º ano A matutino e 4º ano D vespertino.
Durante a entrega das medalhas, quem fez muito sucesso e ainda distribuiu autógrafos foi Giulia Soncini, de apenas 8 anos. Ela foi descoberta por Gazú, num dia em que o cantor foi buscar a filha na casa de uma amiguinha. Giulia gosta das cantoras  Whitney Houstoun e Celine Dion, mas disse que adoraria cantar com Roberto Carlos. “Quero ser cantora”, afirmou determinada.
“Fiquei espantado com a qualidade, o nível, e a interpretação da Giulia. Vi que se tratava de uma coisa muito grande, muito séria. Uma grande cantora”, revelou o padrinho na música Gazú, que também veio para “corujar” os filhos Davi e Bruna nas olimpíadas. “Acho que eles ficam felizes com o pai tocando pra eles e os amiguinhos”.
O Ginásio Ivo Silveira celebrou hoje, um dia recheado de muita emoção. Mesmo sem os famosos 1º, 2º e 3º lugares, todos saíram felizes. “A competição é natural, mas sabemos que algumas crianças precisam da oportunidade para jogar para se sentirem bem. Tanto quem joga bem, como quem joga menos, saem exercitando a paciência, a solidariedade e a tolerância”, complementou a coordenadora Magali.
Esse jeito de pensar da equipe de coordenação do Infantil e Fundamental I lembra a cultura de uma pequena tribo na África, chamada Ubuntu. Lá, os habitantes dizem que não há como ser feliz se todos estiverem tristes.