A primeira semana de novembro, para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, contou com muito entusiasmo. De terça a sexta-feira, aconteceu o encerramento do projeto Oficina de Produção de Texto – “Era uma vez, uma história por vez”, projeto esse com o qual os alunos trabalharam durante o segundo trimestre.

Neste ano, foi utilizado o livro “A fada que tinha ideias”, de Fernanda Lopes de Almeida, para que os alunos pudessem se inspirar em suas produções, com a leitura lúdica e cheia de encantos. O projeto prossegue com a criação dos textos de cada aluno, que após terem conhecimento dos gêneros literários, trazem suas escolhas à sala de aula e começam a produzir. Com os textos prontos, as professoras recolhem o material da turma e iniciam a correção coletiva, por meio da qual os alunos observam as produções dos colegas e, juntos, trabalham nas correções ortográficas. Segundo a professora do 2º ano B, Gilvana Matos, as correções fazem com que os alunos aprendam que todos podem errar e, ajudando um ao outro, é possível alcançar o sucesso.

O projeto, criado pela equipe de professoras do 2º ano, já existe há mais de cinco anos e proporciona, ao aluno, além do trabalho de criação, a oportunidade de reconhecer-se como autor e editor de textos, durante todo um trimestre. O aluno Jonathan, do 2º ano C, afirma que “gostou da Oficina de Textos porque aprendeu a fazer parágrafos e diálogos”.

Depois de todo o processo, os textos, juntamente com desenhos feitos pelos alunos, são enviados para uma gráfica, onde são impressos em fronhas de travesseiro, para que sejam levados para casa e possam ser guardados como recordação de suas produções de uma maneira diferente da convencional.

As apresentações dos trabalhos são marcadas pela visita dos pais ao Colégio para uma confraternização. Os alunos, com os sorrisos espalhados pela sala, recebem seus pais e mostram, orgulhos, suas produções. Segundo Fabrício Moriguti, pai do aluno Gustavo, do 2º ano C, esse é um momento muito importante para os pais, mas também para os filhos. “Eu acho que é gratificante, para ele, entender que eu me disponho a acompanhar o trabalho que ele se dedicou a fazer”, explica. Os alunos se divertiram com a apresentação e terminaram a manhã com uma “guerra” de travesseiros, arrancando sorrisos e risadas de todos que estavam presentes.