O Colégio Catarinense recepcionou cerca de 3 mil alunos nesta segunda-feira (18).

Para os alunos que já estudam no CC, a volta às aulas é uma oportunidade de matar a saudade dos professores-amigos e voltar ao convívio diário com os amigos-irmãos que fizeram ao longo da vida escolar.

José Roberto, aluno da 2ª Série B, estuda no CC há nove anos e, para ele, o início das aulas é sempre bom, porque o Colégio faz parte da sua vida. João Vítor, seu amigo há cinco anos, concorda e se diverte tirando várias fotos com a turma no “Totem Fotográfico”, uma das atrações na Volta às Aulas do CC, que publica todos os registros desses encontros na fan page do Colégio Catarinense.

Veja os álbuns da volta as aulas na Fan Page do CC

Álbum 01     Albúm 02

Márcio Alexandre Pereira, um dos organizadores da Volta às Aulas do CC, afirma ser muito visível o retorno da ação. “Dá pra ver a satisfação, a alegria e surpresa no rosto dos alunos. A ação foi realizada em todos os portões de entrada do Colégio. Muitos professores e funcionários se envolveram usando as mesmas camisetas com a logomarca do Magis, tema que será trabalhado pelo CC no ano de 2013”.

Além do Totem fotográfico e da recepção musical, adesivos com frases do Magis, chocolates e um caloroso abraço também foram distribuídos.

Alunos Novos

O maior desafio para um aluno novo é chegar a um Colégio onde não conhece ninguém. As alunas Luiza Vieira Savi e Jamile Abbas Dayeh, ambas do 1º “B”, e Isabella Guedes Nagel, 1º C, antes de chegarem no CC, passaram toda a sua vida escolar no CEMJ. Agora, elas enfrentam juntas a típica ansiedade do 1º dia de aula. “A gente sente uma vergonha muito grande. Parece que todo mundo olhando pra gente. A parte boa é conhecer pessoas novas”, revelam as novas alunas.

Gabriela, Maria Luiza e Giovana, são alunas novas do 3º ano do Ensino Fundamental I da Unidade Infantil e, durante o lanche da manhã, estavam felizes por terem se encontrado. “Eu fiquei um pouco nervosa. Me deu muita sede e frio na barriga. Mas a professora é muito legal e agora já bem”, revelou Gabriela durante a sessão de fotos com as amigas novas no Totem fotográfico.

Para Magali Schmitz Knoll, Coordenadora Adjunta da Unidade I Ensino Infantil e Fundamental I, a escola se preparou para receber bem todos os alunos, antigos, novos e vindos de outros colégios ou outras cidades. “Agora, eles fazem parte da história do CC”, concluiu a coordenadora.

A acolhida

É na escola que muitas crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo. Por este e outros motivos, é importante que todos se sintam confortáveis e bem recebidos, mas isso não depende exclusivamente do Colégio. O contato com novas pessoas e situações acrescenta coisas legais em nossa vida. Por isso, é importante que o aluno novo dê chance para que a turma se aproxime dele.

Durante o intervalo da Unidade II, Fundamental II e Ensino Médio, era perceptível a ansiedade em relação à volta às aulas. Alguns estavam curiosos para saber como seria a nova turma, outros queriam apenas reencontrar os amigos antigos, e outro grupo buscava entender as mudanças que aconteceram enquanto estavam de férias.

Mudanças

A partir de agora, os coordenadores, assistentes e orientadores ficarão todos no mesmo ambiente, chamado Centro de Atendimento da Unidade II, localizado no 2º piso do prédio principal do CC.

O Colégio Catarinense agora possui duas Unidades divididas da seguinte forma:

– Unidade I, que compreende o Ensino Infantil e Fundamental I, sob a coordenação de Valmir Luiz Delfes e Magali Schmitz Knoll, como Coordenadora Adjunta;

– Unidade II, compreende o Ensino Fundamental II e o Médio, sob a coordenação de Jane Lúcia Pedro, com os Coordenadores Adjuntos Marcos José de Andrade e Rodrigo dos Passos.

Rotina de estudos

É natural que haja uma euforia no início do ano escolar, mas é extremamente importante que os pais não se esqueçam de orientar seus filhos sobre a importância de reorganizar seu tempo, estabelecendo horários para as atividades. Os horários de alimentação, sono, atividades extracurriculares e de lazer precisam ser determinados. Para a coordenadora da Unidade II do CC, Professora Jane Lúcia Pedro, “participar das atividades escolares, auxiliando na realização das tarefas e interessando-se pelo cotidiano do aluno nos permitem dizer se ele está se adaptando a uma nova rotina. Na era da tecnologia e das redes sociais, zelar pelo tempo que as crianças passam na internet, televisão ou video game (videojogo) é também um ato de amor”, alertou.