Ensino Fundamental I – 1º e 2º ano
Somos Inacianos
O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 17 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.
Em seus mais de 100 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação fundamenta-se no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo à legislação e às demandas do século XXI.
Nosso Objetivo no Ensino Fundamental
No Colégio Catarinense, o foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação, construção e reelaboração do conhecimento.
A primeira etapa do Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar a socialização e o conhecimento do mundo por parte da criança, por meio de estratégias que contemplem seus aspectos socioemocionais, espirituais, cognitivos e biológicos. Nessa etapa da vida escolar, o aluno fundamenta seus valores e inicia o processo de consolidação da aprendizagem formal; esse é um momento bastante especial, tendo em vista a sistematização do processo de alfabetização.
A alfabetização é entendida como um processo que, além de garantir o domínio das correspondências fonográficas, propõe-se a inserir a criança em um universo de experiências de comunicação concretas e significativas. As crianças, ao participarem intensamente de vivências relacionadas à cultura oral e escrita, aprendem não apenas a ler e escrever, mas compreendem que a escrita e a leitura são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.
Prática Pedagógica
O trabalho do Colégio Catarinense está fundamentado nos princípios do aprender a aprender e no pensar criticamente, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, vivenciar, investigar, pesquisar e avaliar, para que o educando possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar da construção da sociedade atual e futura.
Na Educação Infantil, as aprendizagens se constroem por meio dos projetos de trabalho e pela resolução de situações-problema, o que favorece a articulação entre as diferentes áreas de conhecimento e a interação entre os pares. A elaboração coletiva e a aproximação do universo lúdico da criança são os maiores valores desse tipo de abordagem metodológica.
Nessa perspectiva interdisciplinar, oportuniza-se aos alunos um ambiente de imersão na língua inglesa por meio do Inglês Todo Dia, criando um ambiente escolar e uma proposta curricular estruturados para a inclusão da segunda língua. O foco é possibilitar a aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, de modo que a apropriação do segundo idioma se dê de forma natural, ao longo do processo.
Nossos Diferenciais: Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre alunos e professores, assim como o reconhecimento dos espaços de aprendizagem do Colégio.
Programa Inglês Todo Dia
As aulas do Programa Inglês Todo Dia ocorrem diariamente, com uma proposta metodológica adequada aos alunos do 1º e 2º ano. No 1º ano, o foco está nas habilidades linguísticas listening e speaking. A partir do 2º ano, as quatro habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing) são abordadas de forma equilibrada, para assegurar o pleno desenvolvimento do educando na língua adicional. Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão na língua de forma lúdica e natural, possibilitando a aquisição da proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. Além disso, o programa conta com a assessoria pedagógica da U-Education, ligada à Universidade Jesuíta UNISINOS, que divulga o bilinguismo no Brasil e se compromete com a formação de cidadãos globais.
Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, a Formação Humana e Cristã oportuniza aos alunos a construção de valores associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.
Projeto PAI
O Projeto PAI (Pensamento, Ação e Inteligência) trabalha as competências e as habilidades básicas para a aprendizagem, ampliando a capacidade de resolver problemas, criar estratégias e desenvolver procedimentos. A iniciativa contribui para a troca de ideias e para o desenvolvimento da expressão oral, além de promover a escuta, a empatia, a interação, o autoconhecimento e a capacidade de tomar decisões. O projeto trabalha, também, a diversidade, reconhecendo e valorizando as diferenças no modo de pensar de cada aluno, preparando-o para aprender a aprender.
Laboratório de Ensino e Aprendizagem
O Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) é um espaço especialmente preparado para atender aos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. No contraturno escolar, as crianças são convidadas a participar de atividades lúdicas, qualificando e sistematizando conceitos.
Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens no Ensino Fundamental são enriquecidas com a realização de projetos que vão além do espaço escolar, como visitas a museus, teatros, parques, sítio-escola, cidades históricas, entre outros estudos de campo, planejados e relacionados ao currículo de trabalho e ao contexto educacional.
Formação do Aluno Leitor
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Os alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura. Anexa à Biblioteca Infantil, há com a Sala de Leitura, um espaço dimensionado para a leitura, contação de histórias, dramatização e outras práticas pedagógicas relacionadas.
Espaço Físico Diferenciado
O espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos ambientes para convivência e aprendizagens, como parques, quadras esportivas e campo de futebol, cozinha pedagógica, horta, bosque, sala de Musicalização, ateliê de Artes, museu, teatro, auditório, ambientes climatizados e lousa digital nas salas de aula.
Oficinas – Atividades Complementares para alunos do Ensino Fundamentam I
O Projeto MAGIS oferece, aos alunos do Colégio Catarinense, uma infinidade de atividades complementares integradas ao currículo escolar, que combinam conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral, todas visando à formação integral e social dos alunos.
Quem estuda de manhã faz à tarde. Quem estuda a tarde faz de manhã. Mais aprendizado e mais experiências.
- Arte Circense
- Ateliê de Artes
- Ballet
- Bateria
- Canto
- Futsal
- Ginástica Rítmica
- Guitarra
- Inglês
- Jiu-jítsu
- Musicalização
- Oficina de Alemão
- Oficina de Robótica
- Patinação Artística
- Percussão
- Piano
- Robótica
- Teatro
- Teclado
- Violão
- Xadrez
- Beach Tennis
- Vôlei de Praia
- Futevôlei
Olimpíada e Celebração da Criança
Promovem-se, a partir da Olimpíada e do Projeto Dia da Criança, atividades recreativas, desafiadoras e formativas, que incentivam a infância, a integração, a vivência e a socialização das crianças em espaços lúdicos, com jogos de integração e dinâmicas artísticas e culturais.
Acompanhamento por parte dos Pais/Responsáveis
Nessa etapa do Ensino Fundamental, algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a) são adotadas:
Avaliação das aprendizagens realizada por meio de pareceres descritivos, com indicadores relacionados aos objetivos educacionais e às habilidades e competências adequadas à faixa etária.
Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com postagens semanais, realizadas pelos professores, sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.
Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores que acompanham a criança.
Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento das crianças.
Uma Equipe Multidisciplinar a Serviço do Aluno
A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA).
Turno Integral: maisl tempo para aprender, mais experiências para viver.
As crianças que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços de aprendizagem do Colégio Catarinense.
No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Makers, recebem orientações diárias para os estudos, frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, organizam apresentações, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também a Biblioteca e a Sala de Leitura, são orientados nos cuidados com o corpo (alimentação e higiene) e dispõem de tempo para descanso após o almoço.
Equipe de coordenação da Unidade de Ensino I

Coordenadora da Unidade de Ensino I

Serviço de Apoio Pedagógico – Turno Integral e Estendido

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA)

Coordenação de Pastoral

Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP)
Formulário de Contato – Ensino Fundamental – 1º e 2º ano