Ensino Fundamental I – 1º e 2º ano

A primeira etapa do Ensino Fundamental tem como objetivo ampliar a socialização e o conhecimento do mundo por parte da criança. É um marco na trajetória escolar, em que o aluno inicia a sistematização do processo de alfabetização. Ao longo dessa caminhada, as crianças são estimuladas a reconhecer a importância da leitura e da escrita no contexto social no qual estão inseridas, por meio de estratégias lúdicas e significativas.

Quais são as prioridades na proposta pedagógica?

• Acolhida e organização de um trabalho pedagógico que busca contemplar as diferentes características dos alunos, de modo a garantir a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Participação em vivências relacionadas à cultura escrita, para que os alunos não somente aprendam a ler e escrever, mas a compreender que a leitura e escrita são mediadoras de valores e de variadas formas de conhecimento.
  • Desenvolvimento de projetos que geram situações de aprendizagem real, possibilitando ao aluno refletir, opinar e agir na construção de sua autonomia, seu compromisso social, cultural e humano.

Como acontece o processo de alfabetização no Colégio Catarinense?

A alfabetização é um processo que garante o domínio das correspondências fonográficas e busca inserir a criança em um universo de experiências de comunicação concretas e significativas. Na proposta educacional, incorporam-se elementos teóricos advindos de estudos das áreas da Psicologia Cognitiva, da Psicolinguística e da Psicogênese da Língua Escrita.

Como o aluno é acompanhado ao longo do processo de alfabetização?

O olhar atento aos processos de desenvolvimento dos alunos é uma prioridade na proposta educativa do Colégio Catarinense. Nas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental, são realizadas, mensalmente, hipóteses de escrita, que expressam a compreensão das crianças acerca do funcionamento do código linguístico e norteiam o trabalho pedagógico. No segundo ano do Ensino Fundamental, os processos de escrita e leitura são consolidados, e inicia-se o trabalho de produção textual.

Quais espaços são disponibilizados para qualificar os processos de ensino e aprendizagem das turmas de Ensino Fundamental I?

Dimensionado para acolher os alunos e otimizar os processos de ensino e aprendizagem, o espaço físico do Colégio é um diferencial, contando com parques, bosques, orquidário, quadras poliesportivas, campo de futebol, horta experimental, laboratórios, museu, ateliê de artes, auditório, sala de musicalização, biblioteca e cozinha pedagógica.

E se eu precisar estender o tempo de permanência do meu(minha) filho(a) na escola, é possível? Quais são as possibilidades que a escola oferece?

Para os alunos que necessitam permanecer por mais tempo no ambiente escolar, o Colégio Catarinense oferece o Turno Estendido, que se trata de um período no horário do meio dia e até dois períodos após o término das aulas do turno vespertino.

A escola também dispõe de Turno Integral nos períodos matutino e vespertino. Os estudantes participam de projetos e atividades extracurriculares, por meio de vivências artísticas, culturais e de expressão corporal, assim como recebem orientações diárias para os estudos e refeições com cardápio elaborado pela nutricionista, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio.

A Escola também oferece atividades complementares, que envolvem diferentes opções de esporte, arte, cultura e educação ambiental.