Ensino Fundamental I – 3º ao 5º ano

Com o processo de alfabetização concluído, a partir do 3º ano, os alunos aprofundam suas habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento, sem perder de vista os elementos característicos da infância. Nessa etapa, há a preocupação em desenvolver autonomia, formas de organização e gerenciamento de tempo, por meio de ambientes com diferentes estímulos, valorizando o espírito investigativo.

Quais são as prioridades na proposta pedagógica?

• Vivências planejadas com intencionalidade, a partir de experiências e interações com o objetivo de propiciar protagonismo ao estudante, utilizando diferentes recursos pedagógicos que valorizem situações lúdicas de aprendizagem, assim como ampliando conceitos vistos em anos anteriores. São ofertadas atividades que priorizem a comunicação oral, o sistema da escrita alfabética, os signos matemáticos, os registros artísticos e estéticos, a pesquisa científica, as formas de representação do tempo e do espaço, as habilidades socioemocionais, espiritual e religiosa, além de conteúdos transversais, fundamentando-se nos princípios da Pedagogia Inaciana, em prol da formação integral e de excelência dos alunos.
  • Desenvolvimento de projetos de série, os quais proporcionam integração curricular, viabilizando o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento e conferindo sentido à experiência vivenciada.

Como o currículo é organizado do 3º ao 5º ano?

O currículo é organizado nas seguintes áreas: Língua Portuguesa, ITD (Inglês Todo Dia), Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes Visuais, Dramatização e Musicalização, FHC (Formação Humana e Cristã) e Educação Física. Essas áreas são planejadas de modo a possibilitar a aprendizagem de conceitos, procedimentos (pesquisas, trabalhos, apresentações em grupos, variados registros gráficos e diferentes tipos de materiais) e o desenvolvimento de valores socioemocionais, espirituais e religiosos. De acordo com os objetivos de cada área e para uma aprendizagem significativa, os conteúdos são organizados em projetos e sequências didáticas, trazendo uma abordagem mais ampla e real dos conteúdos com enfoque interdisciplinar.

Quais espaços são disponibilizados para qualificar os processos de ensino e aprendizagem das turmas de Ensino Fundamental I?

Dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, o espaço físico do Colégio é um diferencial, contando com parques, bosques, orquidário, quadras poliesportivas, campo de futebol, horta experimental, laboratórios, museu, ateliê de artes, auditório, sala de musicalização, biblioteca e cozinha pedagógica. A partir de planejamento prévio, com intencionalidade, esses espaços são utilizados como cenários para promover a aprendizagem integral, favorecendo a criatividade, a imaginação e as descobertas.

Quais são os diferencias do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense?

No Ensino Fundamental, procura-se desenvolver o respeito pelo outro, a autonomia, a responsabilidade, a autoconfiança e o aprendizado no sentido mais amplo, vivenciando formas de participação na vida do Colégio e desenvolvendo consciência coletiva, além de habilidades e competências socioemocionais, espirituais e religiosas. Nessa etapa, os estudantes apropriam-se dos valores humanos de forma mais abrangente, por meio de um aprendizado significativo a partir das suas especificidades, durante os momentos de trocas e vivências.

E se eu precisar estender o tempo de permanência do meu(minha) filho(a) na escola, é possível? Quais são as possibilidades que a escola oferece?

Para os alunos que necessitam permanecer por mais tempo no ambiente escolar, o Colégio Catarinense oferece o Turno Estendido, que se trata de um período no horário do meio dia e até dois períodos após o término das aulas do turno vespertino.

A escola também dispõe de Turno Integral nos períodos matutino e vespertino. Os estudantes participam de projetos e atividades extracurriculares, por meio de vivências artísticas, culturais e de expressão corporal, assim como recebem orientações diárias para os estudos e refeições com cardápio elaborado pela nutricionista, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio.

A escola também oferece atividades complementares, que envolvem diferentes opções de esporte, arte, cultura e educação ambiental.