Ensino Fundamental – 3º ao 5º ano
Somos Inacianos
O Colégio Catarinense faz parte da Rede Jesuíta de Educação, que agrega 17 unidades educativas em todo o Brasil, atuando desde a Educação Materno-Infantil até o Ensino Médio. Por ser um centro educativo da Companhia de Jesus, possui um legado de mais de quatro séculos dedicados à educação.
Em seus mais de 100 anos de história, o Colégio Catarinense trilhou um caminho a serviço de uma educação de excelência humana e acadêmica, refletindo as opções fundamentais da Companhia de Jesus, que tem como objetivo construir e fortalecer o desenvolvimento harmônico e integral de seus alunos, em vista do bem comum.
A tradição dos jesuítas na educação fundamenta-se no legado de Santo Inácio de Loyola e, em consonância com seus ensinamentos, segue revitalizando-se permanentemente no âmbito educacional, atendendo à legislação e às demandas do século XXI.
Nosso Objetivo no Ensino Fundamental
No Colégio Catarinense, o foco de todo o trabalho desenvolvido é o aluno, sujeito das aprendizagens propostas, mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso à apropriação, construção e reelaboração do conhecimento.
Aos alunos do 3º ao 5º ano, assegura-se o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura imprescindíveis à vida em sociedade. Os objetivos educacionais do Colégio Catarinense estão pautados no estímulo às diversas formas de expressão e sistematização dos conhecimentos que constituem os componentes curriculares.
Prática Pedagógica
O trabalho pedagógico está fundamentado nos princípios do aprender a aprender e no pensar criticamente, com o desenvolvimento gradativo das capacidades de descobrir, investigar, pesquisar e avaliar, para que o aluno possa, a partir disso, intervir na realidade presente e participar, de forma autônoma, na construção da sociedade atual e futura.
No Colégio Catarinense, os alunos têm ao seu alcance uma multiplicidade de experiências que contextualizam e sistematizam os conhecimentos, incluindo tanto os domínios do saber, tradicionalmente presentes no currículo, quanto as preocupações contemporâneas com o meio ambiente, com a saúde, com a afetividade e com as questões éticas relativas à igualdade de direitos, à dignidade do ser humano e à solidariedade.
Projetos de trabalho semestrais, que se baseiam nas mais variadas temáticas, e favorecem o trabalho interdisciplinar e estabelecem relações entre as diferentes áreas do conhecimento, estudos de campo e atividades lúdicas caracterizam o trabalho nesse ciclo, com períodos de seis aulas.
Nossos Diferenciais: Acolhida e Adaptação
No início do ano, as crianças participam de atividades de integração e adaptação escolar. O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor, familiar e rico em estímulos, facilitando a formação de vínculos entre alunos e professores, assim como o reconhecimento dos espaços de aprendizgem do Colégio.
Programa Inglês Todo Dia
As aulas do Programa Inglês Todo Dia ocorrem diariamente. O desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (listening, speaking, reading, writing). O material didático utilizado incentiva os alunos a construírem modelos funcionais, que podem ser utilizados para diferentes fins, de acordo com o tema da atividade e das abordagens linguísticas.
Todas as estratégias utilizadas oportunizam a imersão na lingua adicional de forma lúdica e natural, possibilitando a aquisição da proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica.
Formação Humana e Cristã
Na escola, a criança multiplica seu repertório cultural e social. Nesse sentido, a Formação Humana e Cristã oportuniza aos alunos a construção de valores associados ao convívio social, à partilha, à espiritualidade e ao respeito aos demais e à natureza.
Projeto PAI
O Projeto PAI (Pensamento, Ação e Inteligência) trabalha as competências e as habilidades básicas para a aprendizagem, ampliando a capacidade de resolver problemas, criar estratégias e desenvolver procedimentos. A iniciativa contribui para a troca de ideias e para o desenvolvimento da expressão oral, além de promover a escuta, a empatia, a interação, o autoconhecimento e a capacidade de tomar decisões. O projeto trabalha, também, a diversidade, reconhecendo e valorizando as diferenças no modo de pensar de cada aluno, preparando-o para aprender a aprender.
Pensamento Computacional
Diante da constatação de que o avanço tecnológico e digital continuará a intensificar-se pelas próximas décadas, faz-se necessário preparar os alunos para que tenham maior desenvoltura nessas linguagens. Assim, o aprendizado de programação de computadores – que ocorre a partir do 4º ano, na disciplina de Pensamento Computacional – permite desenvolver um conjunto de habilidades cognitivas úteis para a resolução de problemas. Para além de ferramentas e linguagens computacionais adaptadas à faixa etária, a proposta busca estimular habilidades socioemocionais, tais como liderança, colaboração, persistência, empatia e trabalho em equipe.
Laboratório de Ensino e Aprendizagem
O Laboratório de Ensino e Aprendizagem (LEA) é um espaço especialmente preparado para atender aos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. As crianças são convidadas a participar de atividades lúdicas, qualificando e sistematizando conceitos.
Para as demais áreas do conhecimento, o Colégio oferece Orientação de Aprendizagem no turno inverso ao que o aluno estuda, no sentido de esclarecer dúvidas e possibilitar o aprofundamento nas matérias.
Atividades Culturais e Estudos de Campo
Durante o ano letivo, as vivências e aprendizagens no Ensino Fundamental são enriquecidas com a realização de projetos que vão além do espaço escolar, como visitas a museus, teatros, parques, sítio-escola, cidades históricas, entre outros estudos de campo, planejados e relacionados ao currículo e ao contexto educacional.
Formação do Aluno Leitor
O Colégio Catarinense cultiva várias formas de aproximar a criança do universo literário. Os alunos participam de visitas semanais à Biblioteca Infantil, que possui um vasto acervo, adequado à faixa etária. As crianças também levam para casa livros e propostas a serem realizadas em família, envolvendo os pais no hábito da leitura. Na Biblioteca Infantil, há um espaço dimensionado para a leitura, contação de histórias, dramatização e outras práticas pedagógicas relacionadas.
Espaço Físico Diferenciado
O espaço físico é especialmente dimensionado para acolher as crianças em suas necessidades de exploração e descoberta do mundo, com amplos ambientes para convivência e aprendizagem, como parques, quadras esportivas e campo de futebol, cozinha pedagógica, horta, bosque, sala de Musicalização, ateliê de Artes, museu, teatro e auditório climatizados.
Oficina no Contraturno
As oficinas do contraturno acontecem no contraturno escolar e oferece aos alunos uma variedade de atividades complementares integradas ao currículo, de modo a combinar conhecimento, convivência e formação, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral. As atividades oferecidas visam à formação integral e social dos alunos.
Atividades Complementares para Alunos do Ensino Fundamental I
As oficinas do contraturno oferecem, aos alunos do Colégio Catarinense, uma infinidade de atividades complementares integradas ao currículo escolar, que combinam conhecimento, convivência, formação e alegria, envolvendo esporte, arte, cultura, aprofundamento de aprendizagem e pastoral, todas visando à formação integral e social dos alunos.
Quem estuda de manhã faz à tarde. Quem estuda à tarde faz de manhã. Mais aprendizado e mais experiências.
- Arte Circense
- Ateliê de Artes
- Basquetebol
- Bateria
- Canto
- Catequese de Primeira
- Eucaristia (6º ano) e Crisma (9º
- ano)
- Futebol de Campo (masculino)
- Futsal
- Ginástica Rítmica
- Guitarra
- Handebol
- Inglês
- Jiu-jítsu
- Musicalização
- Oficina de Alemão
- Oficina de Robótica
- Patinação Artística
- Percussão
- Piano
- Robótica
- Teatro
- Teclado
- Violão
- Voleibol
- Xadrez
- Ballet
- Beach Tennis
- Vôlei de Praia
- Futevôlei
Olimpíada e celebração da criança
Promovem-se, a partir da Olimpíada e do Projeto Dia da Criança, atividades recreativas, desafiadoras e formativas, que incentivam a infância, a integração, a vivência e a socialização das crianças em espaços lúdicos, com jogos de integração e dinâmicas artísticas e culturais.
Projeto PROERD
O Colégio Catarinense, em parceria com a Polícia Militar de Santa Catarina, desenvolve as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) com alunos do 5º ano.
O Programa faz uma abordagem formativa referente aos riscos e às consequências das escolhas pessoais, pressão dos colegas, situações de tensão, bullying, entre outros.
Acompanhamento por parte dos Pais/Responsáveis
Nessa etapa do Ensino Fundamental, algumas práticas que asseguram aos pais/responsáveis o acompanhamento efetivo da trajetória do(a) seu/sua filho(a) serão adotadas:
Informações relativas à rotina escolar e ao desempenho acadêmico são registradas diariamente no sistema e podem ser visualizadas pelos pais/responsáveis, no Portal e no aplicativo do Colégio Catarinense.
Ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), com postagens semanais, realizadas pelos professores, sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas pelas turmas, além de sugestões que complementam o trabalho realizado no espaço escolar.
Disponibilidade de horário semanal para atendimento individual com os professores que acompanham o educando.
Reuniões trimestrais com pais/responsáveis e professores, com temáticas relacionadas ao fazer pedagógico e ao desenvolvimento dos educandos.
Uma Equipe Multidisciplinar a serviço do aluno
A fim de priorizar o acompanhamento ao aluno e o relacionamento família/escola, o Colégio Catarinense dispõe de uma equipe de profissionais que oferecem suporte às atividades escolares e acompanham o processo de aprendizagem: Serviço de Orientação Pedagógica (SOP); Serviço de Orientação Religiosa, Pastoral e Espiritual (SOREP); Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA).
Turno Integral: mais tempo para aprender, mais experiências para viver
Os estudantes que participam do Turno Integral passam o dia na escola, recebem refeições supervisionadas por nutricionistas, vivenciam atividades educativas e recreativas, além de aproveitarem por mais tempo os espaços do Colégio Catarinense.
No Turno Integral, os alunos participam do Programa Inglês Todo Dia Learn Makers, recebem orientações diárias para os estudos, frequentam atividades esportivas, desenvolvem projetos, visitam a Biblioteca, organizam peças teatrais, envolvem-se com música, artes plásticas, oficinas de culinária e outras atividades lúdicas e de socialização. Também são orientados nos cuidados com o corpo (alimentação e higiene) e dispõem de tempo para descanso após o almoço.
Equipe de coordenação da Unidade de Ensino I

Coordenadora da Unidade de Ensino I

Serviço de Apoio Pedagógico – Turno Integral e Estendido

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação Pedagógica (SOP)

Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA)

Coordenação de Pastoral

Serviço de Orientação Religiosa, Espiritual e Pastoral (SOREP)
Formulário de Contato – Ensino Fundamental – 3º ao 5º ano