No mês de março, os alunos da 1ª série do Ensino Médio Diurno participaram do Projeto Naufragados, que representou um momento de integração dos alunos com o meio ambiente, a história da migração açoriana no sul da Ilha, a compreensão da ocupação geográfica, a biodiversidade do local e a importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações.  “O objetivo deste projeto é sensibilizar os alunos, através de uma caminhada em ambiente natural preservado, sobre a importância da relação harmônica entre os seres que compõem os ecossistemas, valorizando a vida em todas as suas dimensões”, explica o coordenador da Unidade, Afonso Silva.

O projeto é desenvolvido no início do ano letivo e, além de todo o estudo acadêmico, integra os novos alunos e facilita a formação das novas turmas, quebrando barreiras naturais do convívio humano. Assim, as atividades possibilitam todo um conjunto de ações voltadas ao acolhimento.

Naufragados

Situada no sul da Ilha de Santa Catarina, a Praia de Naufragados é um dos poucos pontos da Cidade de Florianópolis a resistir à pressão da urbanização e do turismo. Cercada de matas nativas, desprovida de acessos rodoviários e situada em um ambiente paradisíaco, ela estende suas areias brancas e finas em direção ao Atlântico Sul. Entretanto, o paraíso traz consigo um ambiente traiçoeiro. Suas águas límpidas em dias de vento sul, ou turvas com o vento nordeste escondem armadilhas fatais aos frágeis navios que desbravaram o sul do Brasil a partir do século XVI. A forte correnteza originária das águas da baía sul, a variação constante na profundidade dos canais navegáveis e a proximidade dos costões são fatores que, somados, justificam o naufrágio de inúmeras embarcações.