No dia 10 de março, recebemos o Delegado para a Educação do Ensino Básico da Província do Brasil (BRA) em visita canônica ao Colégio Catarinense.
A Comunidade Educativa acolheu, com muita alegria, o Pe. Mário, o qual, no pouco tempo em que esteve conosco como Assessor Pedagógico e Diretor-geral, deixou, em nosso meio, marcas e sinais significativos, tanto como Padre quanto como educador e amigo. Durante a visita do Pe. Mário, enriquecida pelo contato com vários setores e pelas diversas conversas com muitos colaboradores, houve uma intensa agenda de inaugurações.

A visita já estava alinhada desde o ano passado, para que pudéssemos inaugurar e potencializar novos espaços no Colégio, cujas obras foram projetadas e autorizadas ainda na sua gestão como Diretor-geral do Colégio Catarinense. Então, nada teria sido mais justo do que realizar a inauguração com a sua presença.

Foram inaugurados, no Prédio Papa João Paulo II, na Unidade I, a Capela João Paulo II e o Memorial do Papa João Paulo II. Segundo Pe. Mário, João Paulo II, no seu pontificado, acolheu diferentes culturas e nelas marcou presença pastoral com seu carisma inovador.  Na mesma Unidade, no Prédio Pedro Fabro, foi inaugurada a nova sala dos professores, onde foi servido um coquetel. Estiveram presentes representantes da Direção, dos Serviços e os Educadores da Unidade I.

No Prédio Santo Inácio de Loyola, inaugurou-se a Sala Matteo Ricci (antiga sala VIP). Nesse espaço, a Direção do Colégio prestou uma homenagem ao Pe. Mário pelos excelentes serviços prestados ao Colégio em sua gestão 2011 – 2013. No ano do centenário (2005), foi instituída a comenda de Santo Inácio de Loyola para homenagear as pessoas que prestaram serviços relevantes à educação e ao Colégio Catarinense.  Como uma dessas pessoas, entregamos, ao Pe. Mário, como expressão de justiça e gratidão, a estátua comemorativa de Santo Inácio de Loyola.

Em sua fala, Pe. Mário citou as palavras do Papa Francisco, em discurso proferido durante a Assembleia Plenária da Congregação para a Educação Católica. O Papa destaca três aspectos que envolvem um dos maiores desafios da Igreja: a educação católica.

O primeiro aspecto diz respeito ao valor dado ao diálogo na educação, priorizando a evangelização e oferecendo uma proposta educativa que visa ao desenvolvimento integral da pessoa. Esse aspecto ressalta o pleno respeito à liberdade de cada indivíduo, tendo Jesus Cristo como o sentido da vida e da história.

O segundo aspecto fala da preparação qualificada dos educadores como condutores de uma geração que muda muito rápido. Cada educador também é chamado a mudar para estar em sintonia com o jovem que tem diante de si. Pelas palavras do Papa Francisco, o educador nas escolas católicas deve ser, além de rico em humanidade, competente e qualificado. Os jovens precisam de uma educação de qualidade juntamente com valores.

O último aspecto diz respeito às escolas católicas e à sua responsabilidade de expressar uma presença viva do evangelho em todos os níveis da cultural atual, conscientes do dom que têm recebido para oferecer a todos.

À noite, tivemos uma Celebração de Ação de Graças, em homenagem à Prof. Cléia Bernardete Fritzke Abdalla pelos quarenta e dois anos de serviço, dedicação e zelo  prestados ao Colégio Catarinense, assumindo, nesse período, várias funções, como professora, coordenadora-geral, assessora pedagógica; nos últimos cinco anos, foi diretora acadêmica.

Agradecemos ao Pe Mário Sündermann  por todo o bem que realizou entre nós e, acima de tudo, pelo carinho e afeto externados, bem como pelo apoio e pelas orientações concedidas à Comunidade Educativa do Colégio Catarinense. Que Deus o ilumine e abençoe sua missão como Delegado da Educação da BRA e lhe dê sempre muita fé, luz e sabedoria para viver plenamente sua vida consagrada no amor e serviço do Reino de Deus.

Paz e Bem!

Prof. Afonso Luiz Silva