Professor Marcos Lacau

VOCAÇÃO, PAIXÃO E TRABALHO
Os ingredientes para trilhar caminhos de conquistas e reconhecimento profissional.

Sem título-1Passos longos, sorriso largo, uma inquietação contagiante e duas paixões incontestáveis: o es-porte e a família. Quem conhece o carismático professor Marcos Lacau da Silveira sabe que essas características o acompanham desde os tempos de menino, quando já atuava na linha de frente do time de futebol da família, formado pelo pai e os três irmãos.

Convicto de suas aptidões profissionais desde cedo, Lacau fez a escolha profissional aos 17 anos, quando, aprovado para o curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, optou por cursar Educação Física na UDESC, sempre com foco no esporte e nas possibilidades e conquistas que se abrem, ao se investir na formação de um atleta.

Em 1995 - 90 anos do CC. Em pé: Fábio, Heron, Lacau, Lauro e Marcão. Agachados: Marquinhos, Luiz Henrique, Paulo e Savas.

Em 1995 – 90 anos do CC. Em pé: Fábio, Heron, Lacau, Lauro e
Marcão. Agachados: Marquinhos, Luiz Henrique, Paulo e Savas.

O esporte do coração, futebol de campo, foi mais uma alavanca para trilhar os caminhos e chegar ao objetivo profissional. Como aluno do Colégio Catarinense (desde o Ensino Fundamental II), Lacau participou ativamente das atividades esportivas do Colégio, com ênfase nas tradicionais Olimpíadas, em que era líder de equipes e até treinador de times. Dois anos depois de terminar o Ensino Médio, já começou a trabalhar oficialmente no Catarinense, como treinador de futebol de campo, e, em 1995, foi contratado como professor, para atuar na   área de Atividades Complementares. Desde então, a carreira só evoluiu…

Formado em Educação Física no ano de 1997, com especialização em Marketing, o professor Lacau construiu a base de seu trabalho, e hoje é um dos mais respeitados e compromissados professores da área, muito elogiado pelos alunos, por sua atuação como uma espécie de orientador em uma fase em que os jovens precisam de estímulo e informação.

Formatura CC, em 1992, com seus pais: Sarita Lacau da Silveira e Álvaro M. da Silveira Filho.

Formatura CC, em 1992, com seus pais: Sarita Lacau da Silveira e Álvaro M. da Silveira Filho.

“O treinador tem uma participação e um contato marcante na vida do aluno. É na hora do esporte que o jovem extravasa sua emoção e exercita alguns dos valores mais importantes da vida: a solidariedade, o respeito, a humildade. Por isso, a figura do professor de Educação Física como conselheiro é de fundamental importância.”, diz Lacau. Segundo ele, muitas amizades foram conquistadas além das quadras, pelo apoio e direcionamento fornecido ao jovem atleta. “Eles se formam, saem do Colégio, e a nossa amizade continua. Jogo futebol com alguns grupos e sou até convidado para ser padrinho de casamento. É um laço muito forte!”, ressalta.

Embora acompanhe inconformado a falta de investimento no esporte brasileiro, o professor Lacau é daqueles que não desiste da luta. Ele afirma que ainda há muito que fazer e vai trabalhar com afinco para cumprir sua missão: a de transformar vidas através do esporte. Para isso, sua rotina começa às 7h e segue ao longo de todo o dia, enquanto acompanha treinos e jogos até a noite. Nas horas vagas, ainda trabalha como organizador de eventos e viagens para a Disney, onde também participa de atividades e entretenimento com os alunos, muitos do Colégio Catarinense.

A mensagem para a “rapaziada”, dentro ou fora do Colégio, é sempre a mesma: “Não atropelem o tempo, vivam cada idade, aproveitando todos os momentos, divirtam-se com as competições e os amigos, mas, se desejarem crescer no esporte e na vida, encarem as competições e os jogos como um compromisso, com respeito e responsabilidade.”, conclui.