Na semana olímpica, uma modalidade especial. A arte de jogar xadrez, se interpretada de maneira adequada e bem orientada, desenvolve e aprimora na criança e no adulto as capacidades de: concentração, prudência, raciocínio, fazer planejamento com monitoramento sistemático, cálculo mental, autoconfiança, não se desesperar diante de problemas por mais difíceis que aparentem ser, correr riscos calculados, controlar a ansiedade, memorização, tomar decisões, identificar e criar suas próprias oportunidades bem como aproveitá-las, compreender a importância de usar o que se tem e o que se sabe, responsabilidade, improvisar, refrear sentimentos, autocontrole, inteligência competitiva, independência, identificar ou desenvolver perspectivas, transformar informações em conhecimento útil aplicado, lidar com “frustrações”, concluir e organizar pensamentos, conhecimento sobre tática e estratégia e a importância de ambas na vida.

O Xadrez além de contribuir na formação e desenvolvimento de indivíduos no âmbito escolar, permitindo ao estudante se concentrar e pensar mais tempo em seus deveres escolares sem ter nenhuma interrupção.

Assim, de uma forma geral, percebe-se que a inserção das atividades que envolvem o ensino e aprendizagem do Xadrez nas olimpíadas do CC, vem contribuir na formação de indivíduos e pessoas capazes de enfrentar os diversos desafios que estão por surgir e, mais do que isso, saber que suas ações e atitudes voltam-se para o processo do desenvolvimento cognitivo, pois se acredita que este possa viabilizar respaldo intelectual nos vários contextos em que estão inseridos, contribuindo na constituição de cidadãos mais preparados tanto para os fenômenos da natureza, quanto das surpresas provocadas pelo próprio homem.