Contrariando a previsão do tempo, o sol fez-se presente e tornou o último dia 7 de maio ainda mais especial.

“Ein Tag im Zoo” (Um dia no Zoológico) foi idealizado pelo Institut Goethe de Porto Alegre, sob a coordenação do diretor de ensino Adrian Kissmann, que nos deu total suporte para a realização desse passeio.

A parceria entre Colégio Catarinense e Pasch possibilitou que o conteúdo aprendido em sala de aula extrapolasse as barreiras físicas, levando significado ao aprendizado com muita diversão e alegria.

Pudemos contar com o valioso auxílio da professora Ana Vianice Smânia da Silva, que acompanhou a turma de sete alunos da Oficina de Alemão à visita ao Zoológico de Pomerode.

A expectativa era grande e, para muitos, foi difícil dormir na noite anterior. Entretanto, no horário combinado (bem cedinho), estavam todos a postos para começar a aventura. “Podemos dormir um pouco na Van…”. Poderiam, mas ninguém dormiu. Nem na ida e nem na volta! O trajeto foi uma das partes divertidas do passeio, e todos quiseram aproveitar todos os minutos.

A Coordenação do Pasch já nos aguardava no Zoológico com algumas tarefas planejadas para o dia, mas, enquanto esperávamos o último colégio chegar, fomos visitar os répteis: havia cobras gigantescas, camaleões, lagartos… Alguns olhares desses animais nos arrepiaram de medo, mas todos estavam separados por um grosso vidro. Ufa! E bem ao lado da sala desses animais assustadores, bem tranquilamente, nadavam os simpáticos pinguins, que conquistaram o coração das crianças.

Quando todos estavam presentes, fizemos a primeira tarefa, que era dançar uma música “Tier-Tango” com as máscaras de animais que confeccionamos na semana anterior ao passeio. Havia máscara de jacaré, urso, macaco, elefante e até pinguim, e alguns alunos entraram no clima e dançaram o Tango dos Animais.

Na sequência, dois funcionários do Zoológico falaram como era a alimentação dos pássaros no viveiro, explicando como temos que repor os nutrientes que podem lhes faltar em uma alimentação fornecida pelo ser humano. Nosso querido Guilherme foi escolhido para alimentar os pássaros, e fomos todos acompanhar esse momento especial. Com muita coragem, ele entrou no viveiro e deu frutas e verduras aos pássaros, que, barulhentos, davam voos rasantes sobre nossas cabeças.

O multicolorido das aves hipnotizou todos os olhares, e em cada canto do viveiro descobríamos mais um pássaro interessante.

Vimos de perto a famosa onça pintada brincando com a onça preta, o rei da selva, que, naquele momento, estava cochilando bem relaxado com as patas pra cima, e também vimos os tratadores do zoológico dando bananas aos elefantes. O crocodilo ficou exibindo sua boca enorme cheia de dentes afiados, e as tartarugas nadavam despreocupadas ao lado dele.

O zoológico de Pomerode abriga muitos animais, mas provavelmente os macacos só perdem em número para os pássaros. Havia macacos grandes, pequenos, chineses, babuínos, bugios e um tal de macaco barrigudo que faz jus ao nome que lhe deram. Vimos animais muito interessantes, que ensaiaram uma interação com os visitantes imitando alguns dos nossos gestos.

Todos queriam ver a girafa e seu filhote, habitante mais novo do zoológico, e, depois de vermos as zebras, tivemos a alegria de presenciar mãe e filhote juntos. O hipopótamo também estava com filhote, e é impressionante ver como esses “bebês” são grandes! As crianças notaram que eles já nascem andando.

A visita ao zoo foi muito proveitosa em termos didáticos. Conectar o mundo ao que vemos em sala de aula é uma maneira muito eficiente de aprendermos uma língua, mas a amizade que nasceu e fortaleceu-se entre as crianças foi o presente mais valioso que esse passeio proporcionou.

“ O Zoológico é muito legal. Tem vários animais. Pode entrar na gaiola e dar comida para eles que são muito impressionantes e bonitos.” (Vinícius Granzoti – 4º ano)

Luciane Mendes Ascenso Probst
Professora da Oficina de Alemão