Museu do Homem do Sambaqui

 

O Museu do Homem do Sambaqui é um lugar que nos proporciona uma viagem aos longínquos tempos, há mais de quatro mil anos, e nos causa admiração pela presença das descobertas realizadas pelo padre e pesquisador jesuíta João Alfredo Rohr, SJ. O Museu guarda e cuida com carinho um rico material histórico, educativo e acadêmico; tudo o que é exposto torna-se um instrumento mediador de educação, aprendizagem e conhecimento, tanto para crianças e jovens que iniciam seus estudos, como para os que se encontram em etapas mais avançadas de estudo, como os graduandos, professores e pesquisadores.

Todos que visitam o Museu aprendem, conhecem um pouco do homem do sambaqui, como ele vivia, convivia e sobrevivia naqueles remotos tempos. Tudo isso, pode-se dizer, teve início com uma “pedra”, metaforicamente falando, que fez muita diferença: João Alfredo Rohr, SJ, que enfrentou com firmeza inúmeras adversidades, fossem as do meio natural, como as condições climáticas para seus estudos, ou as do meio social, como os parcos recursos para adentrar na pesquisa arqueológica.

Embarque nesta viagem fascinante e educativa. Desfrute de momentos de aprendizagem e descubra uma sociedade construída com esforço, suor e ritos, sedimentada tal como as conchas que formam o sambaqui.