O Colégio Catarinense reuniu, na tarde desta quinta-feira (23), representantes da organização Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) para uma roda de conversa entre os alunos da eletiva de Voluntariado e os representantes da entidade, Arthur Martins e Tayná Oliveira, sobre os direitos dos migrantes e refugiados.
O trabalho voluntariado é incentivado pelo Colégio Catarinense como proposta de atendimento às quatro Preferências Apostólicas da Companhia de Jesus em todo o mundo, destacando, nesse sentido, a de caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade, em uma missão de reconciliação e justiça. Outra Preferência envolvida diretamente no projeto de Voluntariado está diretamente ligada aos jovens, no que diz respeito a acompanhá-los na criação de um futuro promissor. Os alunos compartilharam as experiências que foram feitas durante a eletiva de Voluntariado, como a entrega de sanduíches para moradores de rua de Florianópolis, entre outras atividades desenvolvidas, tais como campanhas de doação de alimentos e roupas e vivências solidárias.
O SJMR atua com as pessoas migrantes e refugiadas desde 1980, quando o então Superior Geral da Companhia de Jesus, Padre Pedro Arrupe, criou o Serviço Jesuíta aos Refugiados (Jesuit Refugee Service – JRS). Atualmente, esse serviço está presente em mais de 50 países, sendo denominado de JRS (Serviço Jesuíta aos Refugiados) ou SJM (Serviço Jesuíta aos Migrantes). No Brasil, os jesuítas iniciaram suas atividades em relação à mobilidade humana em 2003, mediante parceria firmada entre a Associação Antônio Vieira (ASAV) e o Alto Comissariados das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) com a implementação do “Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário de Refugiados”.
O que é a SJMR?
Organizado em 50 países e especializado em migração, deslocamento forçado e refúgio, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) tem beneficiado milhares de pessoas com prestação de serviços gratuitos, intervenções emergenciais, proteção, projetos de educação, integração, apoio psicossocial e pastoral. A instituição atua em favor de mais acolhimento e hospitalidade da sociedade brasileira aos migrantes e refugiados, ao promover e proteger sua dignidade e direitos e acompanhar seu processo de inclusão e autonomia.
O SJMR está presente em 6 estados brasileiros: Minas Gerais, Amapá, Brasília, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial @sjmrbrasil
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi