Aprender uma língua estrangeira, além de ampliar canais de comunicação entre as pessoas, permite o conhecimento de realidades distintas e contextos diferenciados, assim como estimula o amadurecimento humano, emocional e intelectual, entre outros pilares da educação jesuíta que o Colégio Catarinense promove.

Depois do inglês, a língua alemã, falada por mais de 130 milhões de pessoas em todo o mundo, é a segunda mais importante nas áreas do comércio, do turismo e da diplomacia, o que impulsiona um vasto leque de oportunidades e perspectivas.

O ensino da língua alemã não é novidade na escola, já que, em 1906, o idioma foi ofertado aos alunos, tendo permanecido até 1938, quando foi descontinuado, e retornando em 1998. Atualmente, o Alemão compõe o quadro de disciplinas eletivas do programa curricular do Novo Ensino Médio e é ofertado, também, como curso extracurricular para os alunos da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. No total, 140 alunos frequentam regularmente as aulas de Alemão no Catarinense.

Ao longo desse período, inúmeros estudantes já participaram de oficinas e cursos na Alemanha, por intermédio da forte parceria entre o Instituto Goethe, a iniciativa PASCH e o Colégio Catarinense. No próximo mês de julho, Pedro Sada Sardá, Dante Margotti, Maria Helena Nunes Ribeiro, Isabela Roumeliotis e Mariana Camargo Olsen da Veiga, todos alunos do Ensino Médio, viajarão à Alemanha para participarem de diversos programas de bolsas de estudo naquele país, ofertados por intermédio dessa parceria, em diversas modalidades de premiação.

A Semana da Língua Alemã, criada em 2016 pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, será realizada, pela 6ª vez, de 10 a 19 de junho de 2022. No ano passado, a série de eventos aconteceu on-line por causa da pandemia. Neste ano, as atividades acontecerão no formato híbrido, com ações presenciais e on-line.

Em 2022, as professoras de Alemão, apoiadas pela voluntária, Charlotte Rücker, natural de Köln, na Alemanha, prepararam  momentos presenciais de imersão e aprofundamento no idioma, além das atividades disponibilizadas pelas embaixadas na plataforma oficial: semanadalinguaalema.com.br/.

Ainda dentro da programação da Semana da Língua Alemã, o Colégio Catarinense, em parceria com o Instituto Goethe, promove a exposição de painéis intitulada “O Poder das Emoções”, ou Die Macht der Gefühle, de Ute e Betina Frevert. Composta por 22 painéis em alemão e português, a exposição busca apresentar uma perspectiva histórico-emocional para os últimos 100 anos e ilustrar o impacto político e social do medo, da esperança, do amor e da raiva, entre outros sentimentos.

Além da apresentação dos painéis, estão previstas atividades sobre a gastronomia alemã, a exibição do filme Der ganz große Traum, ou “Lições de um Sonho”, na tradução para o português, e uma aula prática em alemão sobre Lixo Zero e Upcycling. Confira a programação e participe!

Programação:

• 10 a 24/06 – Exposição “O Poder das Emoções” (Aberta à Comunidade Educativa)

• 13/06 | das 13h35min às 16h – Experiência gastronômica: Alemão na cozinha  (Inscrições encerradas)

• 14/06 | das 13h35min às 16h – Exibição do filme Der ganz große Traum  (Inscrições até 13/06 com as professoras de alemão)

• 15/06 | das 13h35min às 14h30min – Aula prática de separação do lixo e Upcycling  (Inscrições até 13/06 com as professoras de alemão)