Parece um assunto sem graça, nós sabemos, mas o tema é sério e merece uma reflexão apurada. Afinal, manter hábitos saudáveis ao planejar as finanças pode ser uma das formas para alcançar realizações importantes, como segurança e previsibilidade, sem imediatismos.

Cuidar das finanças pessoais no presente tem relação direta com a sua vida financeira no futuro. De forma geral, os cuidados com gastos, dívidas, recebimentos e investimentos são essenciais para evitar surpresas e garantir qualidade de vida. Saúde financeira é dormir melhor à noite, trabalhar mais concentrado e viver um pouco mais tranquilo. E quem pensa que isso é sinônimo de ter uma conta recheada, enganou-se. É preciso saber lidar com o dinheiro, independentemente de quanto se tem. Para equilibrar as finanças ao padrão de vida, é preciso ter disciplina.

Abordar cuidado com as finanças na escola vai muito além de ensinar crianças e adolescentes a se organizarem financeiramente. Estudiosos reforçam que, por meio dessa prática, os alunos aprendem e desenvolvem traços comportamentais que podem fazer a diferença no futuro, como autocontrole emocional, disciplina, organização e planejamento, autoconhecimento, gestão, inteligência financeira e visão analítica. Por esses motivos, incentivar a aprendizagem de finanças na escola é essencial.

Por isso, no sábado (dia 30/04), esperamos nossos estudantes do 9º ano no Auditório João Paulo II, para a construção de um trabalho colaborativo que vai envolver as disciplinas de Matemática, História e Língua Portuguesa. Ou vocês ainda guardam suas mesadas no cofrinho?