De 27 de maio a 7 de junho, acontece a 8ª Semana da Língua Alemã no Colégio Catarinense. A programação conta com diversas atividades relacionadas à cultura e língua alemãs, como aulas de culinária, contação de histórias, palestras e exposição de painéis sobre a vida e obra do escritor Franz Kafka (veja programação).

A Semana da Língua Alemã é um evento anual que celebra a língua e cultura alemãs em todo o mundo e é organizada pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. O ensino da língua alemã se mistura à história do Catarinense. Em 1906, a disciplina era ofertada aos alunos do então “Ginásio Santa Catarina”, sendo interrompida entre 1938 e 1998. Há 26 anos, ocorria o retorno dessa disciplina na grade curricular do Colégio.

Os destaques do evento ficam por conta da mostra sobre o centenário de Franz Kafka, célebre autor tcheco de livros como “A Metamorfose”, “Carta ao Pai” e “O Castelo”. Quem organiza a exposição é o artista austríaco Nicolas Mahler, premiado por sua vasta obra em jornais e revistas de língua alemã. A exposição faz parte de uma parceria do Colégio com a iniciativa “Escolas: parceiras para o futuro” (PASCH), do governo alemão por intermédio do Instituto Goethe.

Outro ponto alto do evento é a palestra “200 anos de imigração alemã e seus desdobramentos no Brasil”, com o professor de História, José Francisco Albino, que acontece no dia 6 de junho, às 14h22min, no Auditório João Paulo II, para todos os interessados. Já no dia 7 de junho, o professor Dalton Lopes Reis Júnior, também de História, e a professora de Português e Literatura, Maria Amália Carneiro Buchele, apresentarão o contexto histórico da vida e obra literária de Kafka. Essa palestra está direcionada para os alunos do Terceirão.

Ainda está prevista uma conversa com os alunos Pedro Sada Sardá e Rafael Eduardo Rodrigues, que foram selecionados, por meio de bolsas de estudos, para o programa Probestudium, na Alemanha. Os estudantes viajaram no dia 19 de maio e falarão diretamente do país europeu sobre as oportunidades de bolsas e intercâmbio. Também participa do bate-papo a antiga aluna Maria Helena Nunes Ribeiro.

O Colégio Catarinense realiza anualmente intercâmbios para a Alemanha. Os intercâmbios são oferecidos pelo Goethe-Institut para alunos das escolas parceiras PASCH (@paschbrasilien), da qual o Colégio é parceiro. Os cursos oferecidos pelo PASCH têm alta procura, pois oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas, conhecer uma nova cultura e fazer amizades com alunos de outros 120 países, que também participam do intercâmbio.

Quem foi Franz Kafka?

Franz Kafka nasceu em 1884, em Praga, e faleceu em 1924, em Kierling, na Áustria. Ele trabalhou para companhias de seguros, escreveu em alemão e preferia que a maior parte de sua obra fosse destruída. Atualmente, suas obras são consideradas clássicos da literatura mundial.

Por que o alemão é uma língua essencial?

O alemão é a língua mais falada na Europa, com 18% dos cidadãos da União Europeia tendo o alemão como língua materna. Além disso, a Alemanha é uma potência econômica e uma grande exportadora de mercadorias, desde produtos farmacêuticos até automóveis. Os

alemães também estão entre os turistas mais ativos globalmente, criando diversas oportunidades para profissionais que falam alemão no setor de turismo.

Outro ponto relevante é que existem pelo menos 1.200 empresas alemãs operando no Brasil, de acordo com a Câmara de Comércio. São Paulo é o maior centro industrial fora da Alemanha em concentração de empresas alemãs, com cerca de 800 empresas na região, gerando mais de 250 mil empregos diretos. Portanto, há muitas oportunidades para quem deseja utilizar o alemão como segunda ou terceira língua.

Além disso, empresas alemãs de tecnologia estabeleceram-se no Brasil para atender às montadoras, por isso a fluência na língua alemã é altamente valorizada. A exigência do idioma geralmente está associada a cargos especializados em áreas como engenharia, desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos e secretariado. Estudantes de tecnologia e engenharia podem realizar intercâmbios excelentes na Alemanha se tiverem algum domínio da língua.

Ficou interessado em conhecer melhor o que o estudo da língua alemã pode oferecer? Então, você está convidado a participar das atividades da 8ª Semana da Língua Alemã, que iniciam na próxima semana. Será você o próximo estudante do Catarinense a viajar para a Alemanha com uma bolsa de estudos?

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial @paschbrasilien

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi