A Semana da Língua Alemã, em sua 8ª edição, encerrou em 7 de junho, comemorando os excelentes resultados alcançados na difusão do uso da língua alemã e sua aplicabilidade nos dias atuais para os alunos do Catarinense. O evento é anual e celebra a língua e cultura alemãs em todo o mundo, sendo organizado pelas embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

Entre os dias 27 de maio e 7 de junho, os estudantes participaram de atividades diversificadas, desde descobertas culinárias, passando pelas oportunidades de bolsas de estudo e intercâmbio na Alemanha, entre outras. A conversa sobre bolsas e oportunidades de estudos para o ensino superior na Alemanha contou com participação da antiga aluna do Catarinense, Maria Helena Nunes Ribeiro, que visitou o país com uma bolsa oferecida pela iniciativa PASCH, do Governo Alemão. Já os estudantes Pedro Sada Sardá e Rafael Eduardo Rodrigues interagiram com os participantes da Semana diretamente da Alemanha, já que ambos viajaram ao país com bolsas de estudos.

O Colégio Catarinense envia, anualmente, alunos bolsistas para participarem de cursos em intercâmbios oferecidos pelo Goethe-Institut para alunos das escolas parceiras PASCH (@paschbrasilien) em todo o mundo. Os cursos oferecidos pelo PASCH têm alta procura, pois oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades linguísticas, conhecer uma nova cultura e fazer amizades com alunos de outros países, que também participam do intercâmbio.

Outro ponto alto da Semana foi a exposição sobre o centenário de vida de Franz Kafka, organizada pelo artista austríaco Nicolas Mahler. A visita guiada teve foco na literatura e história alemãs, assim como na aprendizagem da língua alemã. O professor de História, José Francisco Albino, apresentou a palestra “200 anos de imigração alemã e seus desdobramentos no Brasil”. A conversa destacou a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil, em julho de 1824, o que ocasionou a fundação da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. O professor contextualizou o impacto dessa imigração, que marcou profundamente a cultura, a economia e o desenvolvimento das regiões sulistas do país, ressaltando os desdobramentos históricos e sociais decorrentes dessa migração ao longo de dois séculos.

E fechando as atividades da Semana da Língua Alemã no Colégio Catarinense, os professores Dalton Lopes Reis Júnior (História) e Maria Amália Carneiro Buchele (Língua Portuguesa) encantaram os alunos com a palestra “Kafka: contextualização histórica”, na qual trataram do contexto histórico em que Kafka viveu, além de realizarem uma análise de suas obras.

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial @paschbrasilien

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi