A manhã de hoje (8) iniciou diferente no Colégio Catarinense e foi marcada por apitos, tambores, vuvuzelas, gargalhadas, gritos entusiasmados e uma torcida animada que compareceu ao Ginásio Ivo Silveira para a solenidade de abertura oficial da Olimpíada 2024. A euforia tomou conta dos quase 1200 alunos das turmas do 6º ano ao Terceirão que participaram das apresentações, as quais foram transmitidas ao vivo pelo canal do Colégio no YouTube. Essa competição é uma das maiores olimpíadas escolares de Santa Catarina em número de participantes e acontece sempre no período que antecede as férias escolares de inverno.

Neste ano, o tema da competição foi “Amizade Social”, em alinhamento com a Campanha da Fraternidade de 2024. Nas palavras do Coordenador do setor de Atividades Complementares, professor Marcos Lacau, a Olimpíada do Catarinense é movida pela amizade. “Nossa Olimpíada inspira-se na paz e tranquilidade e incentiva a solidariedade, o coleguismo, a alegria, o entusiasmo e o cuidado de cada participante em acolher seu colega”, pontuou.

A professora Louisa Carla Farina Schröter, Diretora Acadêmica, discursou em nome do Diretor-geral, Padre Eduardo Roberto Severino, que se encontra orientando os Exercícios Espirituais, lembrando o verdadeiro significado da semana olímpica do Colégio Catarinense. “É importante lembrar que mais do que vencer, o que realmente importa é como jogamos e participamos. A educação jesuíta nos ensina valores como respeito, solidariedade, justiça e dedicação, e esses valores devem estar presentes em todas as nossas ações, dentro e fora das quadras.” O Orientador Religioso do Colégio, Padre Elcio José de Toledo, abençoou os atletas, conclamando todos os presentes a orarem o Pai Nosso.

Os alunos das turmas do Terceirão – Giovana Cancellier, Lucas Scharf, Igor Meira e Guilherme Weimann – conduziram a bandeira olímpica. Já os estudantes Pedro Sadá, Lara Ferroli, Isabela Märtins e Enzo Evangelista desfilaram com a bandeira do Colégio Catarinense. Na sequência, foi acesa a pira olímpica, cuja chama será apagada na cerimônia de premiação que acontecerá no próximo dia 12 de julho, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Colégio. Os estudantes Marina França e Bernando Guimarães foram os escolhidos para a missão de acendimento da pira, e Giovana França e Gabriel Cunha lerem o juramento do atleta. Após os protocolos, teve início o desfile das delegações, que foi marcado por muita descontração, alegria e coreografias personalizadas pelas turmas.

Ainda pela manhã foram retomadas as provas de atletismo das turmas do 6º ao 9º ano que tinham sido suspensas em decorrência das chuvas que caíram na tarde de sábado (6). E, agora à tarde, acontecem as competições de tênis de mesa, beach tennis, xadrez, handebol, futebol de salão (masculino e feminino), voleibol, basquetebol feminino e futebol de campo.

Para aqueles não puderem acompanhar a cerimônia, lembramos que ela está disponível na íntegra em nosso canal do YouTube (acesse aqui).

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #atividadescomplementaresdoCC #atividadescomplementares