O Colégio Catarinense promoveu, na tarde de hoje (31/10), o 1º Encontro Colégio Catarinense de Escolas Lixo Zero das redes pública e privada da região da Grande Florianópolis. Os objetivos do evento foram incentivar a difusão das boas práticas escolares rumo ao lixo zero e trocar experiências entre as unidades escolares.
Foram apresentados os cases de quatro escolas públicas, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental da UFSC e o projeto Lixo Zero do Catarinense. Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero, incentivou os participantes a inspirar crianças e jovens a despertarem a paixão pelo projeto Lixo Zero, como forma de ajudar a salvar o mundo.
O Secretário de Meio Ambiente de Florianópolis, Fábio Braga, também presente no evento, afirmou que a Capital é a cidade brasileira que mais recicla no país e que, graças ao trabalho dos professores e dos incentivadores, esse é um importante indicador da qualidade de vida na cidade. Realizada pela Comcap desde 1986, a coleta seletiva, juntamente à reciclagem, é uma forma eficaz de tratamento de resíduos.
“Este evento é uma semente que está encontrando terra boa para germinar”, comemora a Diretora Acadêmica do CC, professora Louisa Schröter, lembrando que o Catarinense, há 11 anos, desenvolve o projeto próprio intitulado “Lixo Zero”, a partir das recomendações do documento Curar um Mundo Ferido e dos ideais jesuítas de cuidado com a natureza. “O currículo das escolas jesuítas entende a Educação Ambiental como fundamental para o exercício da cidadania e a escola como um espaço privilegiado para a concretização de conceitos e práticas ambientais potencialmente transformadoras”, finaliza Louisa.
#somosjesuitas #somosflacsi #jesuitasbrasil #rje #jesuitasbrasiloficial #matriculasabertas #redejesuitadeeducacao #ocolegioqueficaemvoce #colegiocatarinense #escolaslixozero #projetolixozerodoCC #institutolixozero #institutolixozerobrasil