O dia 1º de fevereiro marcou o início do 119º ano letivo no Colégio Catarinense e, para oficializar esse momento, os mais de 355 educadores, entre professores e colaboradores de outros setores, foram recepcionados com um encontro especial na Igreja Santa Catarina de Alexandria.  O evento teve início com a palavra do Fráter Igor Cristiano Oliveira Nascimento, que proporcionou um momento de espiritualidade para todos os colaboradores. Na sequência, a Diretora Acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, falou sobre a importância da educação no futuro dos que passam pelo Colégio, desde a Educação Infantil, que está completando 25 anos em 2024, até o Novo Ensino Médio. “Apostamos no futuro quando acreditamos na educação de cada criança, de cada jovem, de cada pessoa que passa por aqui”, contou a diretora.

Além disso, em sua fala, destacou o programa Inglês Todo Dia, o qual conta com uma proposta metodológica própria para a Educação Infantil, por meio de estratégias diversificadas, como músicas, jogos, teatro e histórias, que auxiliam os alunos na compreensão e fixação dos conceitos trabalhados, além dos aspectos relacionados à rotina da sala de aula. Todas essas estratégias oportunizam a imersão no segundo idioma de forma lúdica, interativa e natural, possibilitando a proficiência na língua inglesa de maneira contextualizada e dinâmica. O programa conta com a assessoria pedagógica da U-Education, ligada à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), que divulga o bilinguismo no Brasil e compromete-se com a formação de cidadãos globais.

Em seguida, o Diretor Administrativo, Fábio Luiz Marian Pedro, apresentou as novas obras do Colégio, dentre as quais estão o laboratório interdisciplinar de Ciências Humanas e Matemática, a brinquedoteca da Unidade de Ensino I, totalmente equipada com brinquedos novos, e o novo bosque. Ainda, mencionou sobre a construção de um quiosque na Casa de Juventude Pinheiral, cujo local é destinado para encontros e atividades relacionados ao Colégio Catarinense.

Por fim, o Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino, salientou a relevância da Educação Integral promovida pelo Colégio, a qual visa a garantir o intelecto humano em todas as suas classes. “A educação que oportunizamos, durante os 14 anos de estudo, proporciona aos nossos alunos uma educação de excelência acadêmica e humana, a fim de que se tornem homens e mulheres que trabalham com e para os demais na construção de um mundo melhor para todos”, finalizou.

Após a abertura oficial do ano letivo, os educadores iniciaram as atividades de organização interna para o retorno dos alunos, que acontecerá de forma escalonada nos próximos dias 07 (Educação Infantil, 1º e 2º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio) e 09 (3º ao 5º ano).