Os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense, que participam da eletiva ONU, estão desenvolvendo as habilidades necessárias para debater fatos históricos, assuntos da atualidade e geopolítica internacional. Por meio de atividades que simulam sessões plenárias da Organização das Nações Unidades (ONU), os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico e argumentativo

Hoje, o professor de Geografia, Rodrigo dos Passos, responsável pela disciplina, criou uma aula diferente para familiarizar os alunos com a proposta. Fantasiado de Noé, o professor estimulou os alunos a defenderem a entrada ou não de determinadas espécies na Arca, a fim de escaparem do dilúvio. A ideia, segundo o professor, é “estimular nos alunos a elaboração de argumentos propositivos no sentido de fomentar processos de tomada de decisão, semelhante ao que acontece nos principais foros de debates das Organizações Internacionais, como a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Conselho da União Europeia, entre outros.

Além das aulas, os alunos que participam das eletivas desenvolvem atividades extraclasse no Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em projetos de extensão desenvolvidos por cursos de Relações Internacionais de diversas instituições de ensino e do ONU Intercolegial e no projeto da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Neste ano, o projeto da RJE aconteceu no Colégio Antônio Vieira, em Salvador/BA, e envolveu alunos de diversas unidades educacionais da Rede na maior simulação de plenárias das Nações Unidas. (Saiba mais aqui)

Nas simulações, os estudantes assumem o papel de secretários-gerais, delegados e conselheiros com assento na ONU, representando os países nos debates e nas definições das Nações Unidas. No próximo dia 28 de agosto, os alunos do Colégio participarão das atividades da SiEM (Simulação de Organizações Internacionais para alunos do Ensino Médio), que será realizada na Universidade Federal de Santa Catarina. Entre os temas que serão abordados nessa edição, estão a Reforma do Conselho de Segurança da ONU (formação atual, reconfiguração e busca por legitimidade), o conflito Israel-Palestina (crise humanitária, insegurança alimentar e caminhos para a estabilidade), a guerra civil Sul-Sudanesa (refúgio, milícias e disputa por recursos naturais) e a Justiça Climática (equidade para um futuro sustentável).

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi