Os alunos do Colégio Catarinense, participantes das aulas curriculares e das oficinas de Alemão receberam, na noite de ontem (17/03), os certificados de conclusão relativos às atividades desenvolvidas em 2021, incluindo os dos testes de proficiência do Instituto Goethe. No total, 27 estudantes receberam a certificação.

Além da entrega dos documentos de conclusão, os presentes ao evento ouviram relatos de alguns alunos e antigos alunos do Colégio que receberam bolsas de estudo da iniciativa do governo alemão, intitulada “Escolas: uma parceria para o futuro”, ou simplesmente PASCH. O programa busca incentivar o ensino da língua e a difusão da cultura alemã no mundo.

O ensino da língua alemã não é novidade na escola, já que, em 1906, o idioma foi ofertado aos alunos, tendo permanecido até 1938, quando foi descontinuado, somente retornando em 1998. Atualmente, o alemão compõe o quadro de disciplinas eletivas do programa curricular do Novo Ensino Médio e é ofertado como curso extracurricular para os alunos da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Na Europa, o alemão é falado como língua materna em seis países e é uma das mais importantes do mundo nas áreas de ciências, negócios, turismo e diplomacia.

Até o momento, dois estudantes do Catarinense foram premiados com bolsas de estudo para uma temporada na Alemanha no mês de julho. O aluno Pedro Sada Sardá, da 1ª série, recebeu a bolsa pelo programa JuniorUni, que é um projeto educacional desenvolvido pelo Goethe-Institut para o público adolescente (entre 11 e 17 anos) e que oferece a possibilidade de explorar as áreas de Energia e Sustentabilidade, Astronáutica, Tecnologia, Ciências da Natureza e Robótica. Já a aluna Maria Helena Nunes Ribeiro foi uma das escolhidas dentre as três bolsas concedidas para estudantes da América Latina pelo Programa Deutsch Plus Berufspratikum, que contempla duas semanas de aulas da língua alemã e uma semana de estágio em uma empresa na região de maior concentração de empresas alemãs líderes mundiais em suas áreas de atuação.

A Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, professora Louisa Carla Farina Schröter, comemora os resultados alcançados até o momento. “A parceria de quase duas décadas entre a escola, a iniciativa PASCH e o Instituto Goethe traz resultados ainda mais positivos, a cada ano, por meio das oficinas e das aulas curriculares de Alemão, possibilitando aos estudantes ampliação conceitual, bolsas de estudo na Alemanha, participação em atividades culturais e aprofundamento na língua e cultura alemãs”.