Na noite de ontem (10/06), professores de todas as unidades de ensino do Colégio Catarinense participaram das apresentações de trabalhos desenvolvidos por quatro educadoras convidadas que trabalham em co-docência com o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) e o Programa Inglês Todo Dia. Também estiveram presentes no evento, intitulado Catarinense Talks, Louisa Schröter, Diretora Acadêmica e representantes do Programa Unisinos Education, parceiro do Catarinense.
As professoras Elizandra Vieira Demétrio (Educação Infantil II), Adriane Forster Morh (2º ano), Stelamaris Slaviero (7º ano) e Lia Mara Wedy (Novo Ensino Médio) apresentaram suas melhores práticas pedagógicas, que incluem o uso de uma língua adicional, nesse caso, o inglês, nos projetos “Lobo bom, lobo mau, lobo-guará”, “Muitas ideias, boas histórias”, “Ecotrilha em Foco” e “Eletiva de Oratória”, respectivamente.
As propostas educativas apresentadas pelas docentes, juntamente do feedback dos estudantes, impactaram positivamente os ouvintes. Por meio de atividades de compartilhamento de vivências educacionais entre docentes, o Colégio Catarinense promove a formação continuada de seus educadores, representando um processo de desenvolvimento complementar à formação inicial, que visa a atualizar e ampliar os conhecimentos necessários à profissão.
No Colégio Catarinense, a formação continuada vai muito além de um processo contínuo de aprendizado, ela é um compromisso dos educadores, gestores e da Direção-geral que foi consolidado no Programa de Formação Continuada. Esse programa é uma oportunidade para que professores e profissionais não docentes ressignifiquem os tempos e espaços de aprendizagem integral, evidenciando sempre a excelência humana e acadêmica da comunidade educativa.
A formação dos educadores possibilita aprendizagens pertinentes, que reverberam dentro e fora da sala de aula. No currículo evangelizador e na presença apostólica da Companhia de Jesus, a formação continuada é essencial para o exercício de uma prática pedagógica de excelência.
Com sua inspiração pedagógica inaciana, a formação continuada no Colégio Catarinense é ainda mais relevante, pois contribui para aprimorar as práticas pedagógicas, ao promover aprendizagens significativas e impactar positivamente toda a comunidade educativa. Por isso, programas de formação continuada para professores ajudam no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas e auxiliam diretamente os alunos em sala de aula, promovendo um ensino com ainda mais qualidade.
Para Louisa Farina Schrötter, Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, “este Programa é um diferencial importante que o Catarinense apresenta às famílias dos nossos educandos, qualificando as nossas práticas pedagógicas e incentivando posturas mais ativas, autônomas e participativas nas atividades desenvolvidas dentro e fora de sala”, comemora.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi #educacaocontinuada #educacaocontinuadadoCC