Com foco na formação de valores e no desenvolvimento de comportamentos assertivos, os alunos do 7º ano do Colégio Catarinense receberam, nessa quarta-feira, dia 16 de outubro, a visita do Juiz da Vara da Infância e Juventude da Capital, André Milani. O magistrado participou de uma conversa para refletir sobre os complexos impactos de condutas como bullying, cyberbullying, capacitismo e violência contra a mulher.

A abordagem tratou de temáticas atuais, que desafiam tanto as escolas quanto as famílias. O objetivo da palestra foi orientar os adolescentes sobre as diferenças e o respeito mútuo, buscando, segundo o juiz, “um encaminhamento adequado para que essa temática seja abrandada dentro das escolas, com viés de orientação e educação”. Em sua fala, ele defendeu que o esforço visa garantir o convívio salutar entre todos os estudantes.

O convidado também reforçou a necessidade de uma abordagem integrada com as famílias para o enfrentamento do problema. Para ele, a colaboração entre escola e família é vista como fundamental, ressaltando que o tema não pode ser tratado de “forma isolada”, mas sim trabalhado em conjunto, “fazendo o intercâmbio de informações, sempre zelando para que as situações pontuais sejam remediadas”.

 Colégio Catarinense contra o bullying

O compromisso do Colégio Catarinense com a prevenção e o combate ao bullying não se restringe a iniciativas isoladas. Ao longo de todo o ano letivo, orientações são oferecidas aos alunos e às famílias, reforçando a importância do diálogo, do respeito e da convivência harmônica no ambiente escolar.

Há alguns anos, o Colégio mantém o projeto Prevenção e combate ao bullying e cyberbullying, conduzido pelo Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA), que aborda o tema com todos os estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, por meio de práticas pedagógicas de reflexão. O assunto também é amplamente discutido nas aulas de Formação Humana e Cristã (FHC).

 

Leia também:

Estudantes do Ensino Médio participam de palestra sobre bullying e cyberbullying 

Colégio Catarinense intensifica ações de combate ao bullying

Perita criminal da Polícia Federal conversa com alunos sobre bullying cyberbullying

Alunos do 7º ano têm palestra com Sargento da Polícia Militar sobre o bullying e o perigo das drogas