Os alunos de todas as turmas do 8º ano tiveram a oportunidade de participar de uma palestra sobre o racismo e suas consequências, ministrada pela professora e ativista social Moseli Romana. O encontro, que aconteceu na manhã de ontem (21/10), faz parte de uma série de atividades pedagógicas voltadas à formação cidadã e promoveu uma reflexão profunda sobre as questões raciais no Brasil e no mundo, além de destacar a importância da empatia e do respeito às diferenças.
Moseli abordou temas como a construção histórica do racismo, os impactos do preconceito racial no cotidiano das pessoas negras e a necessidade de ações efetivas para combater o racismo estrutural. A professora também ressaltou a importância da educação como ferramenta de transformação social, incentivando os jovens a tornarem-se agentes de mudança.
Moseli destacou a importância de discutir o racismo no ambiente escolar. “Abordar o racismo, especialmente durante a fase escolar, é essencial para desconstruir a ideia de racismo estrutural. Precisamos derrubar essas barreiras para construir uma sociedade mais justa e igualitária, na qual todos tenham acesso aos mesmos direitos e deveres. É fundamental aprender a respeitar as diferenças, e a educação é a melhor ferramenta para promover essa mudança”, afirmou.
Olivia Grudtner de Vasconcellos, aluna do 8º ano A, destacou que a palestra fez com que visse a realidade do mundo. “A palestra nos mostrou muito a realidade. Achei que trouxe todos os privilégios que os brancos têm, em comparação com as outras raças. Mostrou que a gente não deve ter esse racismo, não deve construir esse racismo, e sim desconstrui-lo. E que a gente tem que deixar para trás esse processo de colonização, de racismo, essas coisas de se dividir em espécies”, comentou.
O aluno Matheus Serpa Schaefer Martins, do 8º ano D, comentou que aprendeu muito com a palestra apresentada. Ele salientou a importância do tema sobre o racismo, afirmando que, infelizmente, muitas pessoas ainda sofrem com isso no Brasil. Para ele, é essencial que os jovens entendam o que é o racismo, como combatê-lo e quem são os mais afetados por esse problema. “Com esse aprendizado, podemos contribuir para combater esse mal que atinge a vida de muitos brasileiros hoje”, pontuou.
O evento foi uma oportunidade de construir um diálogo importante sobre igualdade racial e respeito e faz parte de uma série de atividades desenvolvidas pelo Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA) como palestras sobre bullying, cyberbullying, combate ao uso de drogas, projeto de transição, entre outros.
@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial @moseli.romana.3
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi