O professor Lauro Roberto Dietrich Bicca, responsável pelo Serviço de Orientação de Convivência Escolar (SOCE) do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense, foi um dos destaques no evento de Beneméritos e Melhores do Ano 2024 da Federação Catarinense de Basketball (FCB), realizado neste sábado, 14 de dezembro, na AABB de Coqueiros, em Florianópolis. A cerimônia teve como objetivo reconhecer personalidades que contribuem para o desenvolvimento do basquete em Santa Catarina, homenageando os novos integrantes do Hall da Fama, os Beneméritos e os Grande Beneméritos, título que é concedido a cada cinco anos. Com as honrarias deste ano, a FCB alcançou a marca de 155 Beneméritos e dez Grandes Beneméritos. 

A história de Lauro Bicca com o basquete é longa e repleta de realizações. Sua paixão pelo esporte teve início ainda na infância, enquanto estudava em uma escola Marista no Rio Grande do Sul. Aos 10 ou 11 anos, o então aluno foi incentivado por seu professor de Educação Física a frequentar aulas em um clube da cidade. “Tomei gosto pelo basquete e, desde então, estou nesse esporte que fascina até para quem não é praticante”, relembra. 

Ainda jovem, aos 16 ou 17 anos, Bicca deu seus primeiros passos como educador ao auxiliar o treinador em aulas para alunos da rede pública, uma experiência que o fez perceber sua vocação para a educação. Como atleta, competiu em campeonatos escolares e estaduais, destacando-se nas quadras. Mais tarde, como sargento do Exército, participou de competições de âmbito nacional e, paralelamente, concluiu a graduação em Educação Física. “Foi um tempo de decisões, optei por ser educador com a intenção de ser mais útil na formação de pessoas para uma sociedade melhor”, conta. 

Sua trajetória no Colégio Catarinense começou em 1990, inicialmente como preparador físico e auxiliar técnico de futsal. Pouco depois, assumiu a missão de reativar o departamento de basquete da AD Colegial, iniciando com escolinhas e treinamentos. O trabalho logo se expandiu para as equipes femininas, uma iniciativa que surgiu por demanda de um grupo de alunas interessadas na modalidade. “Foram muitos anos participando de campeonatos escolares, campeonatos metropolitanos e dos Jogos das Escolas Jesuítas, que eram muito aguardados pelos alunos”, recorda o professor. 

Durante mais de 25 anos à frente do basquete do Colégio Catarinense, Bicca liderou equipes masculinas e femininas, conquistando títulos em diversas competições estaduais e nacionais. Entretanto, o professor valoriza outro tipo de vitória. “A maior conquista foi a de formar pessoas através do esporte, como parte de uma educação integral proposta por nossa instituição”, destaca. 

Hoje, mesmo aposentado da carreira de professor, Bicca segue envolvido com o basquete. Participa da equipe Master de Florianópolis, que disputa campeonatos estaduais e nacionais, e também do time da APP do Colégio Catarinense, onde divide a quadra com pais de alunos e antigos alunos. “É uma alegria e um prazer imenso poder ainda estar correndo, fazendo esporte e mantendo a saúde”, diz ele, emocionado ao lembrar o reconhecimento que recebeu. “Muitos me disseram que demorou, mas chegou e que era muito merecida a homenagem. Fiquei até surpreso”, confessa. 

Para o professor, o basquete foi mais do que um esporte. “Alguém pode me perguntar o que eu fiz pelo basquete? Respondo que foi o basquete que fez por mim. Me deu educação, me deu trabalho, me deu uma família maravilhosa e me deu muitos amigos”, finaliza, com gratidão pelo caminho trilhado. 

Fotos: Daniel Vianna