Estudantes participam de simulado preparatório para certificação internacional de inglês

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Catarinense participaram, na sexta-feira, 19 de junho, de um encontro de orientação e de um simulado preparatório para o Oxford Test of English (OTE) for Schools, certificação internacional de proficiência em língua inglesa reconhecida em mais de 140 países.

Nos laboratórios de Informática das Unidades de Ensino II e III, os estudantes participaram de uma atividade preparatória para o exame. Durante o encontro, conheceram os objetivos da certificação, receberam orientações sobre o processo de avaliação e tiveram a oportunidade de experimentar, na prática, o formato da prova, tornando-se mais familiarizados com toda essa dinâmica.

Além da preparação prática, os estudantes tiveram acesso a recursos de estudo disponibilizados em parceria com a Unisinos Education e a U-Education e realizaram atividades alinhadas aos critérios do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), padrão internacional utilizado para avaliar a proficiência em idiomas.

O exame oficial será aplicado entre os dias 28 e 30 de outubro, nas dependências do próprio Colégio Catarinense, que atua como affiliate center da Universidade de Oxford. As datas individuais de realização da prova serão divulgadas posteriormente para os participantes.

A certificação integra as oportunidades oferecidas pelo programa Inglês Todo Dia (ITD), que, desde 2017, promove a aprendizagem da língua inglesa de forma integrada ao currículo escolar, ampliando as possibilidades acadêmicas dos estudantes em contextos nacionais e internacionais.

2026-06-25T14:10:12-03:00junho 25th, 2026|

Estudantes do 9º ano participam de simulado que concede bolsas de estudo para todo o Ensino Médio

Mais de 200 estudantes do 9º ano do Colégio Catarinense participaram, na quarta-feira, dia 17 de junho, do segundo simulado do Programa de Bolsas de Desempenho Acadêmico (CC-PBDA), iniciativa que reconhece o mérito acadêmico e concede bolsas de estudo para todo o Ensino Médio, entre 2027 e 2029.

O simulado integra uma das modalidades do programa e compõe uma série de três avaliações realizadas ao longo do ano letivo. A classificação final será definida pelo somatório dos resultados obtidos nos três exames, ampliando as oportunidades de reconhecimento do desempenho acadêmico dos estudantes.

Além da modalidade baseada nos simulados, o programa também contempla alunos que se destacam pelo desempenho de excelência ao longo de todo o 9º ano. Em ambas as modalidades, o primeiro colocado recebe bolsa integral, correspondente a 100% das mensalidades do Ensino Médio, enquanto o segundo colocado é contemplado com bolsa de 50%.

A avaliação realizada em junho contou com 60 questões objetivas distribuídas entre as quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A nota obtida também contribui para a preparação dos estudantes para avaliações externas e processos seletivos futuros.

Como preparação para o simulado, os estudantes participaram, no sábado, dia 13 de junho, de um “aulão” conduzido por professores do Ensino Médio. Além da revisão de conteúdo, o encontro proporcionou um momento de orientação sobre a próxima etapa da trajetória escolar, apresentando características do Ensino Médio e possibilidades acadêmicas para os próximos anos.

Ao oferecer diferentes modalidades de bolsas, o CC-PBDA busca reconhecer o empenho e a dedicação dos estudantes ao longo do 9º ano, incentivando o desenvolvimento acadêmico e valorizando trajetórias de excelência.

2026-06-19T09:44:48-03:00junho 19th, 2026|

Encontro de Ideias promove escuta ativa e protagonismo estudantil no Colégio Catarinense

Durante o mês de junho, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participam do Encontro de Ideias com a Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter. O espaço consolida-se como um importante canal de escuta sistemática dos estudantes, alinhado ao Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, que reafirma a centralidade do aluno no processo formativo.

Em um ambiente descontraído, mas profundamente significativo, os encontros promovem conversas francas entre os alunos e a Direção Acadêmica, as coordenações das unidades de ensino II e III, o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), o Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA) e o Serviço de Orientação de Convivência Escolar (SOCE). Os estudantes compartilham percepções, sugestões e inquietações sobre a vida escolar, os pontos positivos e as melhorias pelas quais anseiam. Um dos pontos de destaque nos encontros é ouvir dos alunos quais melhorias eles gostariam que fossem feitas nos espaços educativos, com foco especial nas salas de aula.

O Encontro de Ideias visa fortalecer a corresponsabilidade na construção do ambiente escolar. As contribuições dos estudantes tornam-se insumos valiosos para o planejamento e a reavaliação de práticas pedagógicas, projetos institucionais e estratégias de cuidado integral.

Abaixo, imagens da conversa com os líderes das turmas da 3ª série do Ensino Médio.

2026-06-18T16:13:04-03:00junho 18th, 2026|

Colégio Catarinense recebe evento estadual de prevenção à violência contra crianças e adolescentes

Mais de 300 estudantes das turmas do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense participaram, na quinta-feira, dia 14 de maio, de uma programação educativa voltada à conscientização e à prevenção da violência contra crianças e adolescentes no ambiente digital. O Colégio recebeu o evento alusivo ao “Dia D” das ações de combate à violência e à exploração sexual infantojuvenil em Santa Catarina, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), em conjunto com as Polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar. 

Durante a atividade, os estudantes acompanharam palestras sobre crimes cibernéticos, com orientações sobre cyberbullying, “sextorsão”, exposição nas redes sociais e cuidados necessários no ambiente virtual. A programação contou com a participação do perito criminal da Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), Wilson Leite da Silva Filho, chefe da Divisão de Informática Forense, que dialogou com os jovens sobre situações reais e riscos presentes em aplicativos, jogos e redes sociais. 

De acordo com o perito, o Brasil é o quinto país do mundo com o maior número de denúncias de exploração sexual infantojuvenil. Por isso, ele ressaltou a importância de crianças e adolescentes estarem atentos aos riscos ao navegarem em redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens. 

“É preciso ter muito cuidado com a exposição de fotos e informações pessoais na internet, visto que os recursos tecnológicos atuais permitem diversos tipos de ações criminosas voltadas à extorsão e à difamação. A vítima não deve se sentir culpada; ela precisa buscar ajuda o quanto antes e preservar as informações para que as autoridades possam investigar e identificar os criminosos”, alertou. 

Ao longo do encontro, os estudantes refletiram sobre o uso consciente da internet, a importância da proteção de dados pessoais e os caminhos para buscar ajuda em situações de violência ou ameaça no ambiente digital. A iniciativa reforça o compromisso com a formação integral dos estudantes, promovendo informação, prevenção e cuidado também no contexto das relações virtuais. 

As informações sobre a ação estadual são da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC). 

2026-05-18T15:13:19-03:00maio 18th, 2026|

Estudantes assumem o papel de líderes inacianos por meio do serviço

A diplomação de 140 estudantes como líderes inacianos marcou a noite de terça-feira, 15 de abril, no Ginásio Ivo Silveira, no Colégio Catarinense. Eleitos entre turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, os líderes de sala e de esportes assumiram a missão de representar seus colegas e fortalecer o diálogo na comunidade educativa.

A cerimônia contou com a presença de representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), parceiro estratégico do projeto, da equipe diretiva do Colégio Catarinense, de estudantes, pais e familiares.

Em sua fala, a diretora acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, destacou o sentido formativo da proposta. Em seguida, o diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, abordou a importância da vivência democrática no ambiente escolar. Representando o Presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, o desembargador Marcelo Carlin também dirigiu palavras aos presentes, reforçando o valor da participação cidadã na formação dos estudantes e, como antigo aluno, destacou o papel que o Colégio Catarinense teve em sua formação e também na de seus filhos.

O momento central incluiu o juramento dos líderes inacianos, no qual os estudantes assumiram publicamente o compromisso de agir com responsabilidade, promover o diálogo, respeitar as diferenças e contribuir para a construção de uma comunidade mais justa e solidária.

A eleição dos representantes ocorreu com o apoio do TRE-SC, que disponibilizou urnas eletrônicas para a votação. A parceria fortalece a vivência da participação democrática no ambiente escolar e contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade.

Sobre o projeto

Os líderes inacianos atuam como elo entre a gestão escolar e a sala de aula, promovendo diálogo, representatividade e ações que fortalecem a comunidade educativa. O projeto inspira-se nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, valorizando a excelência humana e o engajamento social, e é promovido pelos Serviços de Orientação e Convivência Escolar (SOCE) e de Orientação de Aprendizagem (SOA), pela Formação Cristã e Pastoral e pelo setor de Atividades Complementares.

A formação de liderança inaciana busca desenvolver habilidades cognitivas, espirituais, afetivo-emocionais, comunicativas, éticas, sociopolíticas e estéticas, preparando os estudantes para uma aprendizagem integral e formando líderes competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos.

2026-04-17T18:35:35-03:00abril 17th, 2026|

Páscoa Solidária: ação beneficia cinco instituições da Grande Florianópolis

A edição deste ano da campanha Páscoa Solidária resultou na doação de 430 caixas de bombons a cinco instituições de educação e assistência social da Grande Florianópolis (SC), alcançando mais de 400 atendidos. A iniciativa integra as ações solidárias vividas no contexto da Páscoa, tempo em que a comunidade é convidada a contemplar, na Ressurreição de Jesus Cristo, o sentido da vida nova que se traduz em gestos concretos de partilha .

As doações foram destinadas à Fundação Fé e Alegria, em Palhoça; à Escola Comunitária Lagoa do Peri, no Sul da Ilha; ao Instituto Amor Incondicional (AMINC), com atuação em Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz; à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em São José; e ao Recanto Silvestre, em Biguaçu. As caixas de bombons foram distribuídas conforme o número de atendidos em cada local. As entidades contempladas atuam nas áreas de educação e assistência social, oferecendo desde o atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade até serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, além de iniciativas voltadas ao cuidado de pessoas em situação de dependência química.

A ação contou com o envolvimento de antigos alunos, reunidos em um encontro de memórias, e com a participação das famílias dos estudantes das unidades de ensino I e II, que contribuíram com as doações. A mobilização expressa o compromisso da comunidade educativa com a solidariedade, traduzido em ações concretas de partilha e cuidado com o próximo no cotidiano escolar.

2026-04-10T18:44:35-03:00abril 10th, 2026|

Colégio Catarinense reforça compromisso com a formação continuada de seus educadores

A formação continuada dos educadores é um dos eixos estratégicos do Colégio Catarinense, orientada ao fortalecimento da identidade institucional e ao compromisso com a excelência acadêmica. Em sintonia com a Pedagogia Inaciana, a escola investe de forma sistemática na qualificação de seus profissionais — docentes e colaboradores administrativos — e inclui, entre suas ações, a oferta dos Exercícios Espirituais como dimensão formativa essencial.

As iniciativas de capacitação visam potencializar as práticas pedagógicas e impactam diretamente a aprendizagem dos estudantes, ampliando o engajamento e fortalecendo a efetividade da ação educativa. A formação se estende ao aprimoramento de estratégias e metodologias contemporâneas, alinhadas às demandas do cotidiano escolar.

No dia 2 de fevereiro, o Colégio promoveu a recepção oficial aos profissionais, iniciando as atividades com uma celebração eucarística na Igreja Santa Catarina de Alexandria. Em seguida, os docentes participaram da Semana de Formação, dedicada ao aprofundamento pedagógico e ao planejamento das atividades escolares. A programação ocorreu até o dia 7 de fevereiro.

Ao longo do ano, o calendário de formação continuada segue com três encontros mensais voltados ao estudo, à reflexão e à atualização. A primeira formação de 2026 ocorreu no dia 23 de fevereiro, reunindo 135 profissionais em uma atividade conduzida pela Coordenação de Formação Cristã e Pastoral. O encontro abordou espiritualidade, análise de conjuntura e os desdobramentos pedagógicos da Campanha da Fraternidade 2026.

A diretora acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter, destaca o compromisso permanente dos educadores com a qualificação profissional e com a missão educativa da Companhia de Jesus. “O Catarinense fomenta, incentiva e oferece formação continuada em serviço, com foco na valorização docente e na atualização constante, sem perder de vista a experiência prática. Nossos profissionais possuem trajetória consolidada e cultivam vínculos significativos com a comunidade escolar”, afirma.

Com esse conjunto de ações, o Colégio Catarinense reafirma sua proposta educativa integral, sustentada na formação humana e acadêmica de toda a comunidade escolar.

2026-03-25T15:46:50-03:00fevereiro 3rd, 2026|

Colégio Catarinense realiza cerimônia de homenagem aos alunos-destaque de 2025

Na noite de 26 de novembro, o Ginásio Ivo Silveira acolheu estudantes, famílias, professores e colaboradores para a tradicional cerimônia de entrega dos certificados e troféus dos alunos-destaque do Colégio Catarinense. O encontro, marcado pela celebração do compromisso, da perseverança e do crescimento integral, contemplou reconhecimentos que abrangem desde o desempenho acadêmico e as certificações internacionais em idiomas até as olimpíadas científicas, a valorização da leitura e as iniciativas de protagonismo estudantil.

A solenidade também coincidiu com um ano especialmente significativo para a instituição, que celebra seu jubileu de 120 anos de história e missão educativa.

Em sua fala de abertura, a Diretora acadêmica, professora Louisa Carla Farina Schröter, destacou o sentido profundo das múltiplas conquistas apresentadas pelos estudantes ao longo de 2025. “Hoje reunimos aqui estudantes que representam a riqueza e a diversidade das trajetórias formativas do nosso Colégio. (…) Todas essas iniciativas mostram o quanto a educação integral que oferecemos se constrói nesse universo de oportunidades, que permitem aos nossos estudantes se desenvolverem por inteiro: intelectualmente, socialmente, emocionalmente e espiritualmente”, afirmou ela, evidenciando a riqueza das trajetórias formativas construídas no Colégio.

“Que este jubileu de 120 anos seja celebrado por todos que acreditam nessa educação que humaniza, que amplia horizontes e que inspira nossos alunos a serem críticos, conscientes e comprometidos com a sociedade em que vivem”, ressaltou Louisa sobre o sentido especial do ano jubilar, que celebra o legado de uma educação que humaniza e transforma.

Ao final, dirigiu-se às famílias com gratidão: “Aos pais e responsáveis, nossos parceiros permanentes na missão educativa, deixamos registrado o mais profundo agradecimento. A confiança e o apoio de vocês tornam possível o caminho que percorremos juntos.”

Certificações internacionais em idiomas

O evento iniciou com a entrega dos certificados das Oficinas de Alemão e proficiência do Goethe-Institut, reforçando a tradição de quase 60 anos do ensino da língua alemã no Colégio. Estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio receberam certificados de níveis A1.1 a B1, marcando importantes etapas em suas jornadas linguísticas.

Na sequência, foram homenageados os estudantes aprovados no Oxford Test of English for Schools, aplicado em parceria com a Unisinos Education. Ao todo, 28 alunos realizaram o exame, dos quais 18 foram certificados no nível B2 e 10 no nível B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

Monitoria Estudantil e projetos formativos

A cerimônia também destacou o grupo de estudantes que atuou nas Monitorias Estudantis (interna e externa), colocando seus talentos acadêmicos a serviço dos colegas e da comunidade. O projeto, inspirado no princípio jesuíta do “ser para os demais”, fomenta cooperação, responsabilidade e protagonismo juvenil.

Também receberam certificados os alunos que integraram a Simulação Interna das Nações Unidas (SIEM/ONU), proposta formativa que desenvolve habilidades de pesquisa, argumentação, negociação e consciência geopolítica, em sintonia com a missão de formar lideranças éticas e comprometidas com o bem comum.

Leitores-destaque

Um momento especial da noite foi dedicado, pela primeira vez, aos leitores-destaque do ano, aqueles que mais retiraram livros nas bibliotecas Infantil e Central. A iniciativa valoriza a leitura como caminho privilegiado de formação integral, estimulando sensibilidade, repertório cultural e pensamento crítico.

Olimpíadas científicas

A entrega dos troféus aos medalhistas nas olimpíadas científicas celebrou conquistas em áreas como Astronomia e Astronáutica, Matemática, Ciências, Português e outras. Os reconhecimentos evidenciam o empenho dos estudantes e o rigor acadêmico da proposta educativa.

Destaques acadêmicos de 2025

Encerrando a noite, foram anunciados os alunos-destaque acadêmico das turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª e 2ª série do Novo Ensino Médio. Os reconhecimentos contemplaram desempenho acadêmico, constância, responsabilidade e envolvimento nas atividades do Colégio. Os estudantes do 9º ano e da 3ª série receberão suas honrarias nas solenidades de formatura.

Celebração que inspira futuros

A cerimônia de 2025 reafirmou o compromisso do Colégio Catarinense com uma educação que integra excelência acadêmica, cuidado humano, espiritualidade e compromisso social. Como ressaltado pela Diretora acadêmica, “educar, na perspectiva jesuíta, é oferecer caminhos para que cada pessoa possa descobrir seus dons, colocar-se a serviço dos demais e ajudar a construir um mundo mais justo, humano e solidário.” O Colégio Catarinense celebra, assim, não apenas conquistas individuais, mas o sentido comunitário de uma missão que se renova a cada estudante.

.

2025-12-03T14:40:06-03:00novembro 27th, 2025|

Líderes inacianos aprofundam reflexões sobre discernimento, compaixão e serviço

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o Colégio Catarinense realizou um novo ciclo de formação para os líderes inacianos, conduzido pelo Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ. Os encontros abordaram temas inspirados nas vivências cotidianas dos estudantes e em suas inquietações sobre como tomar boas decisões e exercer liderança com responsabilidade.

O ciclo iniciou-se na segunda-feira, dia 17, na Sala Mateo Ricci, com os líderes das turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Médio, que refletiram sobre o tema “Discernimento como prática eficaz de uma boa liderança”, explorando o subtema “Ser mais consciente”. O momento trouxe à tona desafios recorrentes no cotidiano juvenil, como lidar com pressões internas e externas e tomar decisões responsáveis diante dos pares.

No dia seguinte, terça-feira, dia 18, foi a vez dos líderes das turmas de 6º e 7º ano, reunidos no Laboratório de Ciências Humanas, para dialogar sobre o tema “Liderar movido pela compaixão aos demais”, com o subtema “Ser mais compassivo”. O encontro destacou a importância de cultivar a atenção ao outro e ampliar o olhar para além das próprias necessidades.

Encerrando a programação, na quarta-feira, dia 19, as turmas de 8º e 9º ano refletiram sobre “Liderar como uma prática de serviço”, com o subtema “Ser mais com os demais”, também no Laboratório de Ciências Humanas. A proposta reforçou o papel da liderança como compromisso com o bem comum e com a construção de ambientes colaborativos.

Os encontros, com temas escolhidos para cada faixa etária, dialogam diretamente com inquietações apresentadas pelos próprios estudantes quando estiveram, em agosto, com o Prof. Fernando Guidini, diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica, e apresentaram suas dúvidas sobre como lidar com cobranças, decisões rápidas e conflitos.

Os líderes inacianos atuam como elo entre a gestão escolar e a sala de aula, promovendo diálogo, representatividade e ações que fortalecem a comunidade educativa. O projeto inspira-se nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, valorizando a excelência humana e o engajamento social e é promovido pelos Serviços de Orientação e Convivência Escolar (SOCE), de Orientação de Aprendizagem (SOA), de Orientação Religiosa e Espiritual (SOREP) e do setor de Atividades Complementares.

A formação de liderança inaciana busca desenvolver habilidades cognitivas, espirituais, afetivo-emocionais, comunicativas, éticas, sociopolíticas e estéticas, preparando-os para uma aprendizagem integral e formando, assim, líderes competentes, conscientes, compassivos, comprometidos e criativos.

Leia também:

>>> Posse de Líderes Inacianos, em parceria com o TRE/SC, reforça compromisso com justiça e discernimento

>>> Em visita ao Colégio Catarinense, diretor da RJE conversa com líderes inacianos

>>> Líderes inacianos: projeto envolve estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

2025-11-21T18:26:14-03:00novembro 21st, 2025|

16ª Mostra Científico-Cultural celebra o conhecimento e a criatividade

A 16ª edição da Mostra Científico-Cultural do Colégio Catarinense foi realizada com sucesso no dia 8 de novembro, das 9h às 12h. O evento, que apresentou projetos desenvolvidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, celebrou o compromisso do Colégio em incentivar uma aprendizagem significativa, dando aos estudantes a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo do ano de forma criativa e engajada.

Os trabalhos realizados pelas diferentes etapas de ensino foram exibidos ao longo da manhã, abordando temas diversos e instigantes.

Os projetos do Ensino Fundamental II focaram em temas que exploraram desde a história antiga até ações de solidariedade e conscientização.

– O 6º ano apresentou o projeto Clube do Faraó, que proporcionou momentos lúdicos de revisão sobre as civilizações do Mundo Antigo. Cada turma ofereceu até um petisco para que os visitantes mergulhassem no sabor de várias culturas.

– Já o 7º ano exibiu o Ecotrilha em Foco, que tem como objetivo desenvolver nos estudantes um olhar responsável diante dos problemas ambientais e trabalhar a conscientização para o cuidado com a natureza. Cada turma do 7º ano fez uma trilha em Florianópolis, identificando e tirando fotos da fauna e flora local, culminando com um leilão das melhores fotografias.

– O 8º ano realizou o projeto Saúde Mental, que consistiu na exibição de curtas sobre temáticas importantes, como bem-estar.

– O 9º ano organizou o Brechó solidário “Amor entrelinhas” no Pátio Interno, que vendeu peças de roupas para reverter a arrecadação a uma entidade beneficente.

A participação do Ensino Médio consistiu na apresentação de diversas Eletivas e Projetos de Série. Nas Eletivas, o público pôde conferir as de ONU, Clube de Debates e Oratória, Brasilidades e Modelos Políticos, Arte Contemporânea, Língua e Cultura Espanhola, Língua e Cultura Alemã, Mídias Digitais e Escrita Criativa. No campo das Ciências da Natureza, houve as Eletivas Química além dos livros e Química na Cozinha, nos laboratórios de Química, e Biologia além dos livros e Biologia Marinha, nos laboratórios de Biologia. Destaque também para a Eletiva Física além dos livros, que incluiu o trabalho “Explorando o Cosmos”, e para as de Careers of the Future, Minhas Finanças, Programação e Cidadania Global.

As apresentações também focaram na formação humana, como as Eletivas Corpo e Mente, Música em Ação (no Pátio Interno), e FHC, Voluntariado e Monitoria Externa, no Laboratório de Ciências Humanas, além da Eletiva Empreendedorismo, no Pátio Interno. Além disso, as fotos do Projeto EntreCulturas, dos alunos da 2ª série que foram exibidas na escada da Biblioteca.

2025-11-11T15:54:59-03:00novembro 11th, 2025|
Ir ao Topo