No dia 12 de março, quarta-feira, foram iniciados os encontros do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Catarinense. O programa, que é um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, a escola e a família, visa capacitar jovens estudantes com informações e habilidades essenciais para uma vida saudável, livre de drogas e violência.

Inspirado no projeto DARE (Drug Abuse Resistence Education), criado em Los Angeles em 1983, o PROERD chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, as primeiras turmas iniciaram em 1998, e o programa completará 27 anos de atuação em 2025.

As policiais instrutoras responsáveis pelas atividades no Colégio Catarinense são a 3° Sargento Letícia Dalla Brida da Silveira, 3° Sargento Jaqueline D’Olanda Ferrando, Cabo Aline Lima de Medeiros e Cabo Flávia de Souza, que conduzirão 10 encontros com os alunos. Durante esses encontros, serão abordados temas como tomada de decisões, riscos e consequências, como lidar com pressão e situações de tensão, comunicação verbal e escuta ativa, bullying, cyberbullying, além de discussões sobre drogas e violência. O objetivo é orientar os estudantes a buscar ajuda quando necessário e a tomar decisões seguras e responsáveis.

Ao final das lições, está prevista uma solenidade de formatura, cujos detalhes serão divulgados posteriormente às famílias.