Os alunos das turmas da 1ª série do Novo Ensino Médio tiveram uma grande oportunidade de aprendizado nesta sexta-feira (27), ao participarem de uma atividade pedagógica imersiva, que simulou o funcionamento da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, chamado de 2º SiEM ONU, proporcionou uma rica experiência educativa, durante a qual questões de interesse global foram debatidas com seriedade e profundidade. O foco foi direcionado para um tema de extrema relevância e atualidade: os desmatamentos e as queimadas que vêm assolando o Brasil, especialmente na região da Floresta Amazônica, e seus impactos ambientais e sociais. Os alunos também discutiram sobre a propos de internacionalização da Amazônia apresentada pelo comitê dos Estados Unidos.

Além de ser uma oportunidade de aprendizado, a simulação teve como objetivo estimular a criatividade dos alunos, ampliar seus conhecimentos sobre assuntos complexos e fomentar a argumentação e a cooperação entre os participantes. Com uma proposta de ensino que envolve múltiplas disciplinas, o evento incentivou os estudantes a pensar de maneira crítica e a considerar diferentes pontos de vista sobre os desafios mundiais, além de apresentar argumentos para posições contrários nos comitês.

Demonstrando grande dedicação, os alunos, trajados como líderes mundiais e representando diversos países, participaram dos debates ao longo de toda a manhã. Utilizando técnicas de argumentação e contra-argumentação, eles defenderam ou refutaram as posições de suas nações sobre o tema proposto, simulando com realismo as dinâmicas presentes nas reuniões internacionais.

Esse tipo de simulação não é novidade no Brasil, sendo uma prática comum em instituições de ensino superior, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é uma referência nacional no projeto. Além disso, colégios de Ensino Médio têm adotado esse modelo como forma de enriquecer o processo educativo, preparando os alunos para um futuro acadêmico e profissional mais consciente e engajado com as questões globais.

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