No Colégio Catarinense, a transição entre os ciclos escolares é um momento cheio de expectativas e emoções, tanto para os alunos quanto para seus familiares. Recentemente, durante uma atividade com os alunos da Educação Infantil, a Orientadora de Aprendizagem da Unidade de Ensino I, Adriana Maurina Chaplin Savedra de Araujo, perguntou aos pequenos o que eles esperam para o próximo ano. A resposta foi cheia de entusiasmo: “ir ao parque todos os dias, brincar muito e ir logo para o primeiro ano!”. As falas, simples e sinceras, refletem a ansiedade natural das crianças para dar o próximo passo em suas jornadas educacionais.
Por trás desse entusiasmo, existe um planejamento cuidadoso. As atividades fazem parte dos projetos de transição promovidos pelo Serviço de Orientação de Aprendizagem da Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense. Esses projetos são fundamentais para ajudar os alunos a enfrentarem as mudanças que envolvem o avanço de uma etapa de ensino para outra, buscando garantir uma transição suave e segura, tanto do ponto de vista acadêmico quanto emocional.
Para que isso aconteça, a Unidade de Ensino I do Colégio Catarinense realiza um trabalho estratégico e contínuo com dois grupos específicos: os alunos que estão no último ano da Educação Infantil e os que estão no 5º ano do Ensino Fundamental. Ambos os grupos estão prestes a passar por mudanças importantes em suas rotinas, o que exige uma preparação adequada. A ideia é que, ao final desse processo, eles estejam mais autônomos, responsáveis e prontos para enfrentar os novos desafios que virão, minimizando as possíveis lacunas no aprendizado e promovendo um desenvolvimento integral.
Esses projetos de transição têm como principal objetivo integrar, de forma progressiva, os significados de autonomia e senso de responsabilidade que cada nova fase exige dos alunos. O planejamento começa desde o início do ano letivo e é pensado de maneira que, ao longo das atividades, os estudantes possam se adaptar de maneira natural às mudanças. E isso não se resume apenas às exigências acadêmicas, pois o Colégio preocupa-se em garantir que o desenvolvimento humano e emocional seja tratado com a mesma importância.
Para os alunos da Educação Infantil III, que farão a transição para o 1º ano do Ensino Fundamental, a preparação é focada no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio da alfabetização fonológica. Mas não só isso. O processo também envolve a adaptação aos novos espaços da escola, como as salas que eles passarão a frequentar com mais independência. Durante o ano letivo, três momentos distintos são organizados, cada um deles utilizando a contação de histórias que, além de promover a imaginação, são pensadas para estimular o interesse dos alunos pelas atividades que encontrarão no ano seguinte. Há visitas aos espaços do 1º ano e atividades que envolvem tanto os alunos quanto os professores dessa nova etapa, criando uma familiaridade entre eles e o ambiente que irão frequentar.
Já para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, o desafio é outro. A mudança para o 6º ano traz consigo a necessidade de mais organização nos estudos, além de uma nova forma de convivência coletiva e de relações no ambiente escolar. Nessa faixa etária, as mudanças não são apenas acadêmicas; há um desenvolvimento social e emocional muito perceptível, e o Colégio está atento a isso. Ao ingressar no Ensino Fundamental II, os alunos passarão a frequentar a Unidade de Ensino II, o que demanda a criação de novas regras e procedimentos para que se sintam seguros nessa nova fase.
O projeto de transição para o 6º ano inclui atividades de acolhimento e autoconhecimento, que visam a ajudar os alunos a lidarem com essas mudanças. Durante o ano, eles participam de atividades que os aproximam dos novos ambientes e das novas metodologias de ensino, além de interagirem com os professores e gestores da Unidade de Ensino II. Essas atividades são pensadas para garantir que eles se sintam preparados para o que está por vir, sem medo do que vem pela frente.
Entre as ações que marcam esse processo de transição, estão as atividades lúdicas e dinâmicas, que permitem aos alunos refletirem e amadurecerem ao longo do ano. Além disso, há conversas para promover a reflexão sobre o novo momento que estão vivendo, além de visitas aos ambientes que farão parte da nova rotina escolar.
Com esses projetos de transição, o Colégio Catarinense busca assegurar que seus alunos, ao longo de cada etapa do processo educacional, desenvolvam não apenas as competências acadêmicas, mas também as habilidades emocionais e sociais necessárias para que se tornem indivíduos completos.
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