Formatura do PROERD reúne 129 estudantes do 5º ano no Colégio Catarinense

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Catarinense participaram, na sexta-feira, dia 19 de junho, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A cerimônia celebrou a conclusão do percurso formativo realizado ao longo do semestre para os 129 alunos participantes.

Desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar, a escola e as famílias, o PROERD promove reflexões e atividades voltadas ao desenvolvimento da autonomia, do autocontrole, da empatia e da tomada de decisões responsáveis. O programa também aborda temas relacionados à convivência, à comunicação interpessoal e ao enfrentamento do bullying.

A solenidade contou com a presença da Diretora acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter, da Coordenadora da Unidade de Ensino I, Ana Vianice Smânia da Silva, e da Capitã Karla Beatriz Lima de Pontes Medeiros, representando a Secretaria de Programas Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina.

Durante a cerimônia, foram reconhecidos os estudantes autores das redações de destaque do programa, produzidas a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Os formandos também realizaram o tradicional compromisso do PROERD, assumindo publicamente a responsabilidade de aplicar os aprendizados construídos ao longo da formação.

Ao longo de aproximadamente três meses, os estudantes participaram de encontros, dinâmicas e atividades práticas que incentivaram a reflexão sobre escolhas, relacionamentos e atitudes diante dos desafios do cotidiano.

A iniciativa reforça o trabalho conjunto entre escola, família e sociedade na formação de crianças capazes de agir com discernimento, respeito e responsabilidade, fortalecendo competências que contribuem para uma convivência mais segura e saudável.

2026-06-23T16:13:44-03:00junho 23rd, 2026|

Estudantes do 9º ano participam de simulado que concede bolsas de estudo para todo o Ensino Médio

Mais de 200 estudantes do 9º ano do Colégio Catarinense participaram, na quarta-feira, dia 17 de junho, do segundo simulado do Programa de Bolsas de Desempenho Acadêmico (CC-PBDA), iniciativa que reconhece o mérito acadêmico e concede bolsas de estudo para todo o Ensino Médio, entre 2027 e 2029.

O simulado integra uma das modalidades do programa e compõe uma série de três avaliações realizadas ao longo do ano letivo. A classificação final será definida pelo somatório dos resultados obtidos nos três exames, ampliando as oportunidades de reconhecimento do desempenho acadêmico dos estudantes.

Além da modalidade baseada nos simulados, o programa também contempla alunos que se destacam pelo desempenho de excelência ao longo de todo o 9º ano. Em ambas as modalidades, o primeiro colocado recebe bolsa integral, correspondente a 100% das mensalidades do Ensino Médio, enquanto o segundo colocado é contemplado com bolsa de 50%.

A avaliação realizada em junho contou com 60 questões objetivas distribuídas entre as quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. A nota obtida também contribui para a preparação dos estudantes para avaliações externas e processos seletivos futuros.

Como preparação para o simulado, os estudantes participaram, no sábado, dia 13 de junho, de um “aulão” conduzido por professores do Ensino Médio. Além da revisão de conteúdo, o encontro proporcionou um momento de orientação sobre a próxima etapa da trajetória escolar, apresentando características do Ensino Médio e possibilidades acadêmicas para os próximos anos.

Ao oferecer diferentes modalidades de bolsas, o CC-PBDA busca reconhecer o empenho e a dedicação dos estudantes ao longo do 9º ano, incentivando o desenvolvimento acadêmico e valorizando trajetórias de excelência.

2026-06-19T09:44:48-03:00junho 19th, 2026|

Encontro de Ideias promove escuta ativa e protagonismo estudantil no Colégio Catarinense

Durante o mês de junho, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participam do Encontro de Ideias com a Diretora Acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter. O espaço consolida-se como um importante canal de escuta sistemática dos estudantes, alinhado ao Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação, que reafirma a centralidade do aluno no processo formativo.

Em um ambiente descontraído, mas profundamente significativo, os encontros promovem conversas francas entre os alunos e a Direção Acadêmica, as coordenações das unidades de ensino II e III, o Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), o Serviço de Orientação de Aprendizagem (SOA) e o Serviço de Orientação de Convivência Escolar (SOCE). Os estudantes compartilham percepções, sugestões e inquietações sobre a vida escolar, os pontos positivos e as melhorias pelas quais anseiam. Um dos pontos de destaque nos encontros é ouvir dos alunos quais melhorias eles gostariam que fossem feitas nos espaços educativos, com foco especial nas salas de aula.

O Encontro de Ideias visa fortalecer a corresponsabilidade na construção do ambiente escolar. As contribuições dos estudantes tornam-se insumos valiosos para o planejamento e a reavaliação de práticas pedagógicas, projetos institucionais e estratégias de cuidado integral.

Abaixo, imagens da conversa com os líderes das turmas da 3ª série do Ensino Médio.

2026-06-18T16:13:04-03:00junho 18th, 2026|

Após preparação humana-catequética, estudantes recebem o sacramento da Crisma

Cinquenta e um estudantes do Colégio Catarinense receberam o sacramento da Crisma na sexta-feira, dia 12 de junho, durante celebração realizada na Igreja Santa Catarina de Alexandria. A missa foi presidida pelo Pe. Tarcísio Pedro Vieira, delegado de Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, que foi designado por ele para administrar o sacramento da crisma nesta ocasião. Na mesma oportunidade, dois jovens receberam também a Primeira Eucaristia.

A celebração reuniu familiares, catequistas e membros da comunidade educativa e foi marcada também por um momento especial para uma das famílias presentes. Os avós de um dos catequizandos que receberam a Crisma, Elisete Gomes Pereira da Costa e Marcílio Pereira da Costa, celebraram suas bodas de ouro matrimoniais, completando 50 anos de casamento. A renovação das promessas ocorreu na mesma igreja onde receberam o sacramento do Matrimônio, há cinco décadas, unindo, em uma única celebração, diferentes etapas da caminhada cristã vivida em família.

A Crisma, também chamada de Confirmação, integra o processo de iniciação cristã ao lado do Batismo e da Eucaristia. Por meio desse sacramento, os fiéis recebem os dons do Espírito Santo e são fortalecidos para viver e testemunhar a fé cristã na Igreja e na sociedade.

O caminho de iniciação à vida cristã no Colégio Catarinense

No Colégio Catarinense, o caminho de iniciação à vida cristã é desenvolvido em comunhão com a Arquidiocese de Florianópolis e em sintonia com a espiritualidade inaciana. O percurso formativo busca favorecer o encontro com Jesus Cristo, o aprofundamento da fé e o compromisso com os valores do Evangelho.

Para quem desejar também participar do processo de iniciação cristã, as inscrições para a catequese seguem abertas até o dia 30 de junho, que podem ser realizadas presencialmente no setor de Atendimento da instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: catequese@colegiocatarinense.g12.br.

2026-06-17T14:19:10-03:00junho 17th, 2026|

Estudantes do 5º ano aprendem sobre moradia sustentável em projeto de Ecologia integral

Os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental participaram, na quarta-feira, dia 10 de junho, de uma palestra com a arquiteta e urbanista Ana Poburko. A atividade integra o projeto “Ação inaciana: cuidar, morar e transformar”, desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia integral do Colégio Catarinense.

Durante o encontro, as crianças conheceram soluções de arquitetura sustentável, como reaproveitamento de materiais, captação da água da chuva, energia solar, ventilação natural e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental. Também puderam interagir com a palestrante e explorar materiais recicláveis com potencial de aplicação em projetos de moradia.

Os conhecimentos adquiridos serão utilizados na próxima etapa do projeto, quando as turmas irão construir coletivamente uma maquete de casa sustentável, aplicando técnicas como adobe e estuque. A iniciativa promove reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2026, “Fraternidade e Moradia”, e dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aqueles relacionados à água potável e ao saneamento (ODS 6), à energia limpa e acessível (ODS 7), às cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), ao consumo e à produção responsáveis (ODS 12) e à ação contra a mudança global do clima (ODS 13).

2026-06-12T14:08:30-03:00junho 12th, 2026|

Campanha de doação de sangue integra a programação da Olimpíada 2026

A Olimpíada 2026 do Colégio Catarinense também mobiliza estudantes, famílias e educadores em uma ação voltada à manutenção dos estoques de sangue em Santa Catarina. Em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), a instituição promove mais uma edição da campanha de doação de sangue, iniciativa que busca incentivar a doação regular, ampliar a captação de novos doadores e contribuir para o abastecimento dos hemocentros do estado.

Integrada à programação da Olimpíada, a campanha envolve estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio e convida toda a comunidade educativa a participar dessa mobilização.

No início de maio, líderes de turma e de esporte participaram de um encontro com a coordenadora do setor de Captação de Doadores do HEMOSC, Cláudia Barros. Durante a atividade, os estudantes receberam informações sobre a realidade dos bancos de sangue em Santa Catarina, a importância da doação regular e o papel que podem desempenhar na conscientização e no engajamento de suas turmas.

Como participar

As doações podem ser realizadas até o dia 26 de junho, mediante agendamento pelo site www.hemosc.org.br ou pelo telefone (48) 3251-9712. Ao comparecer ao HEMOSC, o doador deve informar que a doação faz parte da Olimpíada do Colégio Catarinense e indicar a turma que representa. Após a doação, é necessário solicitar o comprovante específico da campanha junto ao setor de Captação de Doadores, que deverá ser entregue pelos líderes de turma ou de esporte ao setor de Atividades Complementares para validação da pontuação.

Segundo o coordenador do setor de Atividades Complementares e responsável pela Olimpíada, Marcos Lacau, a iniciativa está alinhada aos objetivos formativos do Colégio. “A Olimpíada sempre foi um espaço de convivência, protagonismo e formação humana. Iniciativas como essa ajudam nossos estudantes a perceber que participação também envolve compromisso com a realidade à nossa volta. Isso faz parte da proposta educativa do Colégio Catarinense: formar jovens academicamente preparados, mas também conscientes do impacto que podem gerar na sociedade”, destacou.

Mobilização que gera resultados

A edição de 2025 demonstrou o alcance da campanha. Ao longo da ação, foram registrados 379 novos cadastros de doadores e 297 doações efetivadas, contribuindo diretamente para o abastecimento dos hemocentros catarinenses.

Cada doação pode beneficiar diferentes pacientes que dependem de transfusões em cirurgias, tratamentos médicos, atendimentos de emergência e diversas outras situações que exigem suporte hemoterápico.

Quem pode doar?

De acordo com o HEMOSC, para doar sangue, é necessário:

  • estar em boas condições de saúde;
  • pesar mais de 50 kg;
  • ter entre 18 e 69 anos;
  • apresentar documento oficial com foto.

Jovens de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados e autorizados pelos responsáveis legais.

A lista completa de requisitos e impedimentos temporários está disponível no site do HEMOSC.

2026-06-15T10:59:19-03:00junho 11th, 2026|

Colégio Catarinense celebra Semana da Língua Alemã e reforça tradição no ensino do idioma

A programação da Semana da Língua Alemã 2026 — iniciativa internacional presente em mais de 100 países que celebra a língua e a cultura dos países germanófonos — terminou nesta terça-feira, dia 9 de junho. Ao longo de duas semanas, os estudantes participaram de oficinas, palestras, sessão de cinema, experiências gastronômicas e da cerimônia de entrega dos certificados de proficiência em alemão pelo Goethe-Institut.

O evento contou também com a visita de Sarah Al-Jorafi, coordenadora da Iniciativa PASCH no Brasil pelo Goethe-Institut. “Tive a alegria de observar as aulas de alemão, conversar com os alunos e acompanhar o trabalho das professoras. Muito obrigada pela recepção e, sobretudo, pela dedicação e motivação pela língua alemã”, afirmou. A coordenadora reforçou o propósito da iniciativa: “Estamos aqui para motivar jovens a descobrir novas oportunidades acadêmicas, profissionais e culturais com a ajuda da língua alemã, no Brasil e na Alemanha”.

Mais de 120 anos de tradição

O vínculo do Colégio Catarinense com a língua alemã não é recente. Quando jesuítas alemães fundaram a instituição em Florianópolis, em 1905, trouxeram consigo o idioma como parte essencial da formação que ofereciam. Mais de um século depois, essa herança segue viva.

“Há 15 anos, retomamos essa proposta curricular e inserimos o alemão como um componente de qualificação da nossa proposta educativa, voltada à formação integral e à cidadania global”, explicou a diretora acadêmica Louisa Carla Farina Schröter. Nesse período, o Colégio formou centenas de estudantes com competência linguística em alemão — muitos dos quais seguiram para intercâmbios e experiências acadêmicas na Alemanha.

“O nosso aluno entende a interculturalidade como um processo de justiça, de reparação e de relações mais harmônicas entre os povos. O alemão abre as portas do mundo para que ele possa entender que é um cidadão planetário”, destacou Louisa.

Parceria com o Goethe-Institut

Integrante há 15 anos da Iniciativa PASCH (Schulen: Partner der Zukunft — Escolas Parceiras para o Futuro), programa internacional do governo alemão, o Colégio Catarinense oferece aos estudantes certificações de proficiência internacionalmente reconhecidas, formação continuada para professores, materiais didáticos qualificados e oportunidades reais de intercâmbio com a Alemanha.

Alemão que abre portas

Dominar o alemão amplia horizontes concretos: promove acesso a universidades alemãs entre as melhores do mundo, ao mercado de trabalho em multinacionais de países com esse idioma e a uma das maiores economias do planeta como destino para intercâmbios, pós-graduações e carreiras internacionais.

No Colégio Catarinense, esse caminho começa na sala de aula — e continua no mundo.

Quer saber mais sobre o ensino de alemão no Colégio Catarinense? Clique aqui e conheça a nossa proposta educativa.

2026-06-09T17:47:53-03:00junho 9th, 2026|

Famílias e educadores refletem sobre a formação das novas gerações em um mundo em transformação

Famílias e educadores participaram, na segunda-feira, dia 25 de maio, de uma palestra com Ricardo Mariz, pedagogo, mestre em Educação e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Promovido pelo Colégio Catarinense em parceria com a Associação de Pais e Professores (APP), a atividade teve como tema “Que mundo nos espera? O que esse mundo espera de nós?”.

Ao longo do encontro, Ricardo Mariz abordou temas como redes sociais, intolerância, convivência, autoridade e educação em uma sociedade em constante transformação. Em sua fala, destacou a importância dos adultos na construção de referências para as novas gerações diante da crescente complexidade do mundo contemporâneo.

Para a diretora acadêmica do Colégio Catarinense, Louisa Carla Farina Schröter, o encontro “foi uma aula magna que nos fez lembrar do nosso papel enquanto adultos na formação de crianças e jovens para um futuro promissor. Um momento para refletirmos sobre a importância da liberdade acompanhada da responsabilidade e sobre a necessidade de fortalecer a parceria entre escola e família nesse processo de construção”.

Parceira da iniciativa, a APP também ressaltou a relevância da reflexão proposta durante a noite. Para a presidente da associação, Ana Cristina da Rosa Grasso, a palestra trouxe contribuições importantes para compreender os desafios de educar em um mundo cada vez mais digital. “A palestra nos leva a repensar a sociedade em que vivemos, o que desejamos para os nossos filhos e como eles podem contribuir para o mundo de hoje. A APP tem grande satisfação em apoiar iniciativas como essa, que fortalecem o diálogo entre família e escola”, afirmou.

Ao reunir diferentes perspectivas sobre educação, convivência e responsabilidade, o encontro reforçou a importância de espaços de diálogo capazes de aproximar a comunidade educativa dos desafios e das oportunidades que marcam a formação das novas gerações.

2026-05-29T18:00:08-03:00maio 29th, 2026|

Alunos do Colégio Catarinense recebem crianças do Bairro Educador Vila Aparecida em tarde de jogos, culinária e break dance

No dia 15 de maio, o pátio interno do Colégio Catarinense ganhou um ritmo diferente. Crianças e adolescentes do Programa Bairro Educador SESI Floripa, da unidade Vila Aparecida, chegaram com uma apresentação de break dance que parou professores, funcionários e alunos. Depois, vieram os jogos nas quadras e um lanche coletivo — tudo organizado pelos estudantes do Ensino Médio que escolheram a oficina de Voluntariado.

O encontro foi o desdobramento de uma visita anterior: no início do ano, os estudantes do Voluntariado estiveram na Vila Aparecida, onde conheceram o projeto de perto. Ao verem as crianças do Bairro Educador ensaiando o boi de mamão para uma festa local, surgiu o convite para que o grupo visitasse o Colégio.

A expectativa foi grande dos dois lados. Anderson Richter, assistente educacional do Bairro Educador há quase cinco anos, acompanhou os preparativos de perto. “A curiosidade deles foi muito grande. Ficaram tensos, mas tiraram de letra”, conta. Camilla Pedrozo, coordenadora pedagógica do Programa, lembra a reação das crianças ao chegar: “Já no portão estavam maravilhados com as quadras, com a estrutura.”

Para o professor Lucas Duarte, responsável pela oficina de Voluntariado, a experiência toca no núcleo da formação que o Colégio busca cultivar. “É um pouco sair da zona de conforto — os nossos alunos colocam-se na posição de oferecer algo ao outro, ao diferente. Eles aprendem a ser mais para os demais.” O orientador de Pastoral Thalisson Bomfim resume o espírito da tarde: “A gente não foi até eles. Eles vieram beber daquilo que nós também temos — e nós bebemos da fonte deles. Uma troca em conjunto.”

Felipe Augusto Teixeira, consultor executivo de Educação Complementar do Bairro Educador, vê, no encontro, algo que vai além do evento. “As crianças têm que se sentir crianças, e crianças têm que ser iguais. Quando o Colégio Catarinense propõe atividades como essa, conduzidas pelos próprios estudantes, isso é o que a gente quer ver acontecendo cada vez mais.”

A parceria está no primeiro ano, mas já tem planos de continuidade. Os estudantes do Voluntariado pensam em visitar a horta comunitária da Vila Aparecida, ao passo que a coordenação do Programa quer trazer, também, os grupos menores, que não participaram desta vez. Anderson Richter resume o sentimento dos dois lados: “Eu quero que essa parceria dure.”

2026-05-29T12:18:01-03:00maio 29th, 2026|

Colégio Catarinense participa do 14º Fórum das Equipes Diretivas da RJE, em Belo Horizonte

Representantes do Colégio Catarinense participaram, entre os dias 19 e 21 de maio, do 14º Fórum das Equipes Diretivas da Rede Jesuíta de Educação (RJE), realizado no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG). Participaram do encontro o Diretor-geral, Pe. Eduardo Roberto Severino, SJ, a Diretora acadêmica, Louisa Carla Farina Schröter, a Diretora administrativa, Patrícia Francisca da Costa, e o coordenador da Formação cristã e pastoral, Vítor Biral Bazucco. O encontro reuniu lideranças das 18 unidades educativas da Rede em um espaço de estudo, partilha e planejamento conjunto da missão educativa jesuíta no Brasil.

A programação teve como eixo o aprofundamento do 3º ciclo do Planejamento Estratégico da RJE, em diálogo com o Projeto Educativo Comum (PEC) e as Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Com olhar voltado para os caminhos da educação inaciana até 2032, os participantes refletiram sobre diretrizes institucionais da Rede, liderança inaciana, cidadania global, ação social, proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como sobre elaboração dos planos estratégicos locais das unidades educativas.

O Fórum também marcou a celebração dos 40 anos do documento “Características da Educação da Companhia de Jesus” e contou com reflexões sobre as Preferências Apostólicas Universais, a Carta Apostólica “Traçar novos mapas de Esperança” (Leão XIV, 2025) e o lançamento dos documentos “Mapa de Aprendizagem de Formação Inaciana Integral” (MAFII) e das Diretrizes de Formação Cristã e Pastoral da RJE.

Em redes de ensino, encontros assim ajudam a construir consensos e orientar decisões que impactarão o cotidiano das escolas nos próximos anos. No caso da educação jesuítica, o foco esteve na reflexão sobre caminhos para fortalecer a formação integral dos estudantes diante das transformações sociais, culturais e tecnológicas do presente, mantendo como referência os valores da tradição inaciana.

Fotos: Comunicação – Colégio Loyola

2026-05-28T16:25:22-03:00maio 22nd, 2026|
Ir ao Topo