As atividades complementares oferecidas pelo Colégio Catarinense desempenham um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, ampliando as possibilidades educativas a partir da oferta de uma variedade de propostas integradas ao currículo escolar, envolvendo esporte, arte, cultura, língua alemã, entre outras.

Uma das principais áreas abordadas nas atividades complementares é o desenvolvimento de habilidades esportivas. O esporte é uma ferramenta poderosa para ensinar trabalho em equipe, disciplina, resiliência e liderança. Ao participar de atividades esportivas, as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de vivenciar vitórias e derrotas, aprendendo a lidar com ambas de forma saudável. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a resiliência diante da adversidade e a empatia pelos colegas.

Essas atividades também proporcionam um novo ambiente de convivência e oportunidades para fazer novas amizades. O esporte, em particular, promove a interação social, ajudando os jovens a construir relacionamentos significativos. O coordenador do setor de Atividades Complementares, professor Marcos Lacau, ressalta que as atividades oferecidas pela escola contribuem para o crescimento emocional e cognitivo dos alunos. “As atividades complementares são oferecidas para todos os estudantes, com o objetivo de desenvolver nos alunos a capacidade de lidar com sentimentos como derrotas e vitórias, bem como desenvolver habilidades esportivas, culturais e artísticas. Elas proporcionam aos alunos um novo momento de convivência e de elaboração de novas amizades. Oferecemos, também, horários para os familiares e para a comunidade educativa, com o objetivo de promover a saúde, o bem-estar e o condicionamento físico dentro do Colégio Catarinense”, ressaltou o coordenador.

Além disso, a atividade física beneficia a saúde física e também contribui para a saúde mental, ajudando a reduzir o estresse e a melhorar o humor. Para os educadores e familiares, existe o projeto Bem-estar e Qualidade de Vida, o qual prevê treinamento nas modalidades corrida e caminhada, por meio de planejamentos individualizados. Esse projeto acontece duas vezes por semana, em parceria com a assessoria esportiva Floripa Runners.

As atividades complementares são oferecidas conforme o segmento de ensino nas modalidades de arte circense, ballet, basquetebol, futebol de campo, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, iniciação esportiva, patinação, voleibol, xadrez, oficinas de robótica, super-cérebro, língua alemã, além de teatro, jiu-jítsu, beach tennis, futevôlei e vôlei de praia. Além das atividades ligadas ao esporte e às línguas, são ofertadas aulas de Catequese para a Primeira Eucaristia e Crisma, combinando convivência e formação integral dos estudantes. Atualmente, estão ativas mais de 1.050 matrículas em todas as modalidades oferecidas pelo setor de Atividades Complementares. “É quase uma segunda escola”, comemora o Diretor-geral do Colégio Catarinense, Padre Eduardo Roberto Severino, SJ.

Ficou interessado em conhecer nossa estrutura? Então, agende uma visita e venha conhecer a maior e mais completa infraestrutura educacional da cidade.

#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #jesuitasbrasil #somosjesuitas #somosflacsi @redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial