Na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, encerraram o II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) e o VII Congresso Inaciano de Educação, os quais receberam membros das 17 unidades educacionais da RJE, incluindo o Colégio Catarinense, que enviou 26 representantes, entre colaboradores, educadores e estudantes. Os eventos finalizaram com o fortalecimento da RJE, como uma Rede composta por centros inovadores de aprendizagem integral que educam para a cidadania global por meio de uma gestão colaborativa e sustentável.

Os trabalhos iniciaram com um momento de espiritualização conduzido pela equipe de Formação Cristã do Colégio Santo Inácio (RJ). Na sequência, educadores e famílias participaram da conferência intitulada “Inovações em curso e necessárias na Educação Católica”, que foi mediada pelo Pe. Sérgio Mariucci, SJ, secretário de educação da Província dos Jesuítas do Brasil, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

Na cerimônia de encerramento, os estudantes leram a carta final do II Congresso, e os participantes assistiram ao vídeo produzido pelos alunos que fizeram parte da equipe de imprensa. Os materiais produzidos sintetizaram um pouco das preocupações e dos anseios sobre o futuro da educação, a partir das experiências vivenciadas durante os quatro dias de congresso. Em comemoração dos dez anos da RJE, o Pe. Sérgio Mariucci, SJ, agradeceu a participação de todas as pessoas que colaboraram para construção da Companhia de Jesus. “Nós estamos construindo a história da Rede Jesuíta de Educação. Nós temos a responsabilidade de construir a missão da educação nos próximos anos”.

O diretor da RJE, professor Fernando Guidini, fez uma homenagem ao coordenador geral do II Congresso, o secretário-executivo da Rede, Pedro Risaffi. “O Congresso permitiu-nos conviver com autores e proponentes de variadas iniciativas pedagógicas, que não podem ser interrompidas pela volta à nossa rotina”, alertou. Guidini também agradeceu a participação de todas as delegações que estiveram presentes no evento, além de todos os envolvidos na organização do II Congresso. No final da manhã, aconteceu a missa de encerramento que foi presidida pelo diretor-geral do Colégio Santo Inácio, Pe. Adilson Silva, e concelebrada pelos padres jesuítas Sérgio Mariucci, José Alberto Mesa, Leandro de Castro, assessor de Formação Religiosa do Colégio São Luís e prefeito da Igreja Santo Inácio e Roberto Padilla, presidente da Flacsi.

Durante a homilia, o Pe. Adilson fez afirmações importantes sobre a fé católica. “Nós somos formados na escola do Senhor. Por isso, continuamos juntos no mesmo caminho, porque nós não o perdemos ao longo da nossa vida, do nosso aprendizado e do nosso ensino”, explanou. No fim da celebração eucarística, o diretor da RJE, professor Fernando Guidini, entregou medalhas comemorativas aos diretores das escolas, em homenagem aos 10 anos da RJE, sob a bênção do Pe. Adilson. Por fim, os participaram visitaram as dependências do Colégio Santo Inácio, também no Rio de Janeiro

Educadores e alunos do Catarinense apresentam artigos e projetos de inovação

Durante o congresso, educadores do Colégio Catarinense apresentaram seus projetos em oficinas, como a professora Mayna Volker dos Santos, que discorreu sobre a eletiva Empreendedorismo. Na eletiva, os alunos criam um produto a ser desenvolvido e comercializado, levantam o capital necessário com acionistas, iniciam o empreendimento, organizam a administração, elegem um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões e recolhem encargos e impostos.

Aconteceu, também, uma mesa redonda mediada pela diretora acadêmica do Colégio, professora Louisa Carla Farina Schröter, com o tema “Currículo integrado e inovação pedagógica”. A orientadora de aprendizagem da Unidade de Ensino I, Adriana Maurina, participou da uma mesa redonda com o tema de liderança e gestão na perspectiva da formação. Na quarta-feira (8), a aluna do Colégio Catarinense, Eduarda de Oliveira Rodrigues, da 3ª série C, apresentou seu artigo sobre o impacto do ChatGPT na educação e o dilema entre a conveniência e a autenticidade na escrita. Eduarda destacou a importância da escrita para o pensamento crítico e a autodescoberta, questionando como equilibrar o uso da tecnologia com a preservação da nossa identidade.

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