Esportes, curso de alemão, teatro e oficina de circo estão entre as muitas atividades disponíveis

Oficina de alemão, robótica, atividades culturais e diversas modalidades esportivas estão entre as propostas oferecidas pelo setor de Atividades Complementares do Colégio Catarinense, no contraturno escolar. O objetivo é ampliar e enriquecer as possibilidades educativas, a partir de uma variedade de propostas integradas ao currículo escolar, maximizando um dos grandes diferenciais da escola – além do ensino de excelência acadêmica e humana –, que é a estrutura física.

Hoje, o Colégio Catarinense ocupa uma área de 60 mil metros quadrados (o que equivale a mais de oito campos de futebol), estrategicamente localizado na região central da cidade, facilitando o acesso dos alunos e familiares aos ginásios, quadras e espaços culturais da instituição, transmitindo confiabilidade e segurança às famílias.

As atividades oferecidas aliam o conhecimento à convivência entre os estudantes, permitindo um aprofundamento das aprendizagens, visando à formação integral dos alunos nas dimensões cognitivas, socioemocionais e espirituais-religiosas.

Outro diferencial está na ampliação das possibilidades educativas, a partir da oferta de conteúdos diversificados, que permitem aos estudantes o desenvolvimento de múltiplas aptidões e habilidades. Esses conteúdos possibilitam a ampliação do tempo escolar, conferindo aos alunos uma vasta gama de oportunidades para sua formação integral.

Embora a iniciativa de conteúdos complementares seja um conceito novo na educação, ela já é aplicada há quase cinco décadas pelos colégios da Companhia de Jesus, ordem à qual pertence o Colégio Catarinense, que acredita na possibilidade de tornar o mundo um lugar melhor, mediante a formação integral de crianças e jovens. De acordo com o coordenador da área, professor Marcos Lacau da Silveira, as atividades complementares contribuem para o crescimento emocional e relacional dos alunos.

— As atividades são oferecidas a todos os alunos, na Educação Infantil, desde três, quatro anos, até o Novo Ensino Médio. O objetivo é desenvolver a capacidade de lidar com sentimentos controversos – derrotas e vitórias, frustrações, alegrias –, bem como desenvolver habilidades esportivas, culturais e artísticas. Essas habilidades são levadas para a vida, comenta.

Ainda segundo ele, as atividades permitem que os estudantes tenham momentos inesquecíveis de convivência e façam novas amizades, entre eles, destaca-se a Casa da Juventude Pinheiral e as Olimpíadas. O Colégio Catarinense também oferece horários e modalidades para que os familiares e a comunidade educativa desfrutem das atividades e, assim, participem de forma ativa da rotina escolar dos filhos. Marcos reforça que as atividades vêm ao encontro das perspectivas das instituições educativas da Companhia de Jesus, em que a aprendizagem se dá a partir do desenvolvimento pleno do sujeito.

— Para que o desenvolvimento integral ocorra, de fato, é preciso que a proposta pedagógica ofereça diferentes linguagens, que possibilitem ao aluno desenvolver habilidades e competências que visem a aprimorar os saberes, afirma o coordenador.

Incentivo à formação integral

Um dos focos da atuação do Colégio Catarinense, por meio das atividades complementares, está no fomento ao esporte, já que a instituição acredita que esse é um poderoso instrumento na formação dos estudantes. A prática esportiva contribui para enfatizar a formação em valores, como a participação, a solidariedade, a disciplina, a criatividade e a autonomia. Além disso, também ajuda os estudantes a lidarem com os erros e acertos, a encontrarem equilíbrio em momentos de tensão, esforço e avaliação. Outro benefício é permitir que os estudantes se desenvolvam longe das telas, hoje cada vez mais presentes no cotidiano de crianças e jovens.

A partir da prática desportiva, é possível desenvolver, entre os estudantes, o interesse por uma vida ativa desde as primeiras fases de suas vidas. O objetivo final é estimular a busca pela saúde física, pelo aprimoramento técnico e fortalecimento dos vínculos na escola, benefícios fundamentais para uma vida em sociedade.

Várias atividades são oferecidas como basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, tênis de mesa, voleibol, voleibol em duplas, xadrez, atletismo e ginástica, entre outras atividades, que vão além dos esportes, como robótica, supercérebro, oficina da língua alemã, arte circense e teatro, por exemplo. Estudantes de outras escolas também podem participar, basta procurar o setor de Atividades Complementares para mais informações. Para os estudantes do Colégio que participam das atividades como escolinhas e treinamentos para competições, o incentivo vem da possibilidade de representar o Catarinense nos Jogos Escolares ou em outros campeonatos regionais e estaduais.

Para saber mais, acesse o site do Colégio Catarinense.

Matéria publicada no NSC Total em 02/05/2024 – 13:21

Estúdio NSC – branded@nsc.com.br