Em 2024, o Colégio Catarinense completa 25 anos de história na educação infantil. Para celebrar esse momento histórico, a instituição anunciou uma nova matriz curricular — focada na inovação do processo de aprendizagem dos pequenos. Para isso, a opção foi introduzir um conceito relativamente novo na educação, mas que foi estudado por importantes teóricos: oferecer às crianças contato com a natureza, para que elas possam desenvolver a imaginação e as habilidades motoras, além de aprimorar a percepção dos sentidos, linguagem expressivas e de experimentação.
Ao inserir esses conceitos de Ecologia Integral na educação, o objetivo do Colégio Catarinense é permitir criar vínculos entre os estudantes e o mundo às suas voltas. Segundo a professora Louisa Carla Farina Schröter, que é Diretora Acadêmica na instituição, a proposta educacional sempre esteve alinhada às necessidades dos estudantes — e por isso, houve a necessidade de fazer reformulações importantes.
— Em 2024, inauguramos proposta educativa buscando sempre respeitar os tempos de aprender, brincar e conviver, tendo a certeza de que a infância é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento humano — comenta.
Educação infantil no Colégio Catarinense
O Colégio Catarinense possui uma história centenária, no entanto, iniciou no segmento da educação infantil em 1999. No ano seguinte, consolidou-se com a criação do Infantil I e II, para atender as crianças de 3 a 6 anos incompletos. Com essa iniciativa, a instituição foi pioneira entre as escolas jesuítas, que até então, dedicavam-se apenas ao Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.
— O advento do Infantil e do fundamental 1 trouxe novas perspectivas e experiências à nossa escola centenária. A escola encheu-se de crianças menores, cores e dinâmicas lúdicas. Nesses 25 anos de atividades o projeto amadureceu e tornou-se sólido e respeitado, possibilitando continuidade na ação educativa da educação infantil ao ensino médio —, relata Louisa.
De acordo com ela, um dos diferenciais do Colégio Catarinense é o compromisso em cultivar mentes e corações sensíveis — e, por isso, fez-se necessário inserir a conexão com a natureza como parte fundamental deste processo.
Natureza como parte da abordagem institucional
Louisa explica que, principalmente em um cenário pós-pandêmico, a equipe pedagógica da educação infantil dedicou-se a estudar os novos cenários conceituais, principalmente referente ao assunto de desemparedamento da infância. Com isso, a natureza passou a estar presente como o cerne da abordagem educacional, permitindo que as crianças possam explorar, aprender e crescer com ela.
— A nova proposta aproveita o que o colégio tem de melhor: seus ricos espaços, transformados a partir de suas potencialidades educativas. Passamos por reformas importantes, qualificando a nossa estrutura para que eles possam acolher os pequenos em vivências mais significativas junto à natureza. Nosso bosque foi todo remodelado e será o local que abrigará novas salas de aulas vivas, onde as crianças poderão cultivar, colher e aprender sobre a importância do cultivo de alimentos e do cuidado com a natureza — explica a professora.
Nas novas salas de aula, as crianças poderão viver o equilíbrio entre os espaços fechados com as atividades ao ar livre, contribuindo para reduzir o tempo excessivo diante das telas. Entre os benefícios deste método, está a redução do stress, o bem-estar psicológico, o desenvolvimento físico e a melhora da concentração. A orientadora pedagógica da instituição, Elisa da Silva Aguiar, comenta que a nova abordagem favorece o desenvolvimento dos pequenos.
— Atualmente, nós entendemos que as crianças precisam muito menos de paredes e muros, mas sim, de ricas ofertas de espaços que as encorajem a experimentar, vivenciar e ressignificar os saberes em sua integralidade. Desacelerar, olhar para as miudezas do cotidiano, organizar momentos intencionais de coleta de gravetos, sementes, temperos, pedacinhos de troncos de árvores, resgata a relação de ancestralidade entre os seres vivos e a natureza, proporcionando a construção de uma relação harmônica e responsável com o meio o qual estamos inseridos — reforça.
O movimento de desemparedamento estimula, ainda, o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças se considerarmos o potencial que o meio natural oferece como fonte de exploração da curiosidade e como convite ao brincar. Os estudos demonstram que o contato mais próximo à natureza reduz o estresse, promove o bem-estar psicológico e melhora a concentração.
Para abrigar as crianças com conforto e qualidade, o novo espaço contará com brinquedos integrados ao meio natural e uma cozinha para brincadeiras ao ar livre, o que é a grande novidade deste ano letivo.
— Aqui, a potência criativa da infância se desenvolve em contato com a natureza. Formamos para a inteireza do ser, onde as dimensões cognitivas, socioemocionais e espirituais-religiosas integram as experiências educativas em prol da formação de pessoas felizes, conectadas a Deus e à natureza — finaliza Louisa.
Para saber mais sobre os diferenciais do Colégio Catarinense, acesse o site da Instituição.
Matéria publicada no NSC Total em 08/04/2024 – 10h15min
Estúdio NSC – branded@nsc.com.br
https://www.nsctotal.com.br/noticias/nova-grade-curricular-marca-25-anos-de-educacao-infantil-no-colegio-catarinense