Prevenção ao uso de drogas

Ao longo dos últimos anos, o Colégio Catarinense, unindo-se às famílias preocupadas com o rumo desproporcional que vem tomando o uso das drogas lícitas e ilícitas, diante do abalo profundo na saúde de nossos jovens, desenvolve um programa sistemático, visando a uma ação profilática. Por entender que prevenção às drogas não significa falar em cocaína, crack ou maconha, mas sim falar do ser humano, sua adolescência, sua família, suas relações pessoais e interpessoais, sua autoestima, a construção da sua cidadania, do incentivo a atitudes positivas em relação à saúde e ao seu corpo, é que as ações convergem para esses diversos focos.

Visando a atingir seus objetivos, o Colégio Catarinense, em toda sua ação educativa, desde as séries iniciais até a 3ª série do Ensino Médio, incluindo funcionários, professores, coordenadores e os Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Orientação Religiosa (SOR), procura desenvolver uma série de atividades, vivências e estudos que auxiliam as crianças e os adolescentes a viverem de uma forma plena, sadia e responsável.

Em uma ação conjunta com os professores, os Serviços de Orientação promovem debates, encontros, palestras complementares com especialistas, com uma gama de temas necessários que sejam mais bem trabalhados e detalhados, incluindo os Encontros de Formação.

Nesses encontros, são debatidos temas como valores, família, relacionamento interpessoal, espiritualidade, afetividade e sexualidade, projetos de vida – orientação vocacional e profissional, cidadania… Em alguns desses encontros, são feitas vivências em comunidades terapêuticas e debates com dependentes químicos em recuperação. O Colégio Catarinense se posiciona claramente a favor e em defesa da vida.