Os alunos de todas as turmas 4º ano participaram de uma saíde de campo que incluiu as cidades de Laguna e Imbituba, na região Sul de Santa Catarina. Nossos desbravadores foram levados a conhecer parte da história do nosso estado, já que a região foi palco de diversos momentos importantes da nossa história.

Na cidade de Laguna, os alunos visitaram o Centro Histórico, verdadeiro museu a céu aberto, com sua arquitetura típica luso-brasileira e a Fonte da Carioca, local onde Giuseppe Garibaldi conheceu Anita Garibaldi. O marco do Tratado de Tordesilhas e uma visita à casa de Anita Garibaldi também foram contemplados com a visita dos estudantes.

Já na cidade de Imbituba, o passeio guiado incluiu uma parada no Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (Instituto Australis). Criada em 2015, a Australis é uma entidade civil sem fins lucrativos que auxilia na manutenção das atividades do programa de pesquisa e na conservação da baleia franca e dos oceanos.

Marco do Tratado de Tordesilhas: o tratado firmado em 4 de junho de 1494 entre Portugal e Espanha na cidade espanhola de Tordesilhas tinha como objetivo resolver os conflitos territoriais relacionados às terras descobertas no final do século XV. Como resultado do acordo, foi traçada uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde que serviria de referência para a divisão das terras, sendo que os territórios a Oeste seriam de propriedade da Espanha e, à Leste, de Portugal. A linha imaginária começa ao Norte, em Belém do Pará, e termina ao Sul, em Laguna.

Visita à Casa de Anita Garibaldi: conta com um acervo histórico sobre a Guerra dos Farrapos e a República Juliana, além de objetos que pertenceram à heroína Anita Garibaldi, como a urna com a terra em que Anita fora enterrada na Itália.

@redejesuitadeeducacao @jesuitasbrasiloficial @instituoaustralis
#colegiocatarinense #ocolegioqueficaemvoce #redejesuitadeeducacao #rje #jesuitasbrasiloficial #somosjesuitas #somosflacsi