O que educação financeira, sustentabilidade, matemática e um tour por um aeroporto podem ter em comum com aprender? Muitas situações, e explicamos. No projeto da série “Saúde Financeira: Aprendendo a cuidar do meu dinheiro”, direcionado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, os estudantes são estimulados a refletir sobre a importância de hábitos saudáveis em relação ao dinheiro, a planejar as finanças – principalmente quanto ao controle de gastos, à previsibilidade e à segurança financeira – a traçar metas, assim como a refletir acerca do papel das mídias e do consumo consciente.

Nesse projeto, os alunos também aprendem questões ligadas à dimensão socioemocional, como a ter autocontrole, disciplina, organização, autoconhecimento, gestão e inteligência financeira. Isso sem citar os temas básicos da educação financeira, como, por exemplo, importância do surgimento das moedas para a economia, débito, crédito, juros e descontos.

Mas, então, onde entra o aeroporto nessa história? No âmbito do projeto sobre educação financeira, os alunos do 9º ano do Colégio Catarinense embarcaram em uma jornada de aprendizado ao Floripa Airport. A experiência não somente proporcionou um vislumbre do funcionamento interno de um aeroporto movimentado, mas também enriqueceu os estudantes com informações cruciais a respeito de finanças e sustentabilidade.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em diversas atividades educativas e explorar áreas normalmente fora do alcance do público em geral, como pista de pouso, brigada de incêndio, uso de cão farejador na detecção de bombas ou drogas, área de gestão de resíduos e sustentabilidade.

Os alunos foram levados a uma área estratégica próxima à pista de pouso, em que observaram a decolagem e aterrissagem de aeronaves de perto. Isso proporcionou uma perspectiva única sobre as operações aeroportuárias. Outra parada essencial foi no Corpo de Bombeiros do aeroporto, onde os alunos conheceram os profissionais responsáveis por garantir a segurança em situações de emergência. Eles foram introduzidos às tecnologias e aos equipamentos utilizados na resposta a incidentes aeroportuários. Os alunos também testemunharam a habilidade canina em ação e entenderam como esses parceiros de quatro patas trabalham.

A equipe do projeto de sustentabilidade do Floripa Airport compartilhou informações detalhadas sobre as iniciativas em relação às práticas de conscientização ambiental adotadas pelo aeroporto, incluindo gestão de resíduos, economia de energia e programas de reciclagem, semelhantes às adotadas pelo Projeto Lixo Zero do Colégio Catarinense.

A saída de estudos ao Floripa Airport proporcionou uma experiência educativa significativa para os alunos do 9º ano, pois, além de aprenderem sobre o funcionamento de um aeroporto, eles também adquiriram conhecimentos valiosos sobre educação financeira, segurança aeroportuária e sustentabilidade. “A experiência prática e interativa complementa o currículo escolar, permitindo que os alunos se conectem com conceitos abstratos, aprendidos em sala de aula de uma maneira tangível”, explica a professora de Matemática e coordenadora do projeto de educação financeira, Mayna Volker dos Santos.

#colegiocatarinense #ocolegiocatarinense #redejesuitadeeducacao #rje #somosjesuitas #jesuitasbrasil #jesuitasbrasiloficial #somosFLACSI @redejesuitadeeducacao