O Projeto Cidadania e Políticas Públicas, desenvolvido pelos alunos do Novo Ensino Médio do Colégio Catarinense, foi apresentado oficialmente hoje (25) para estudantes, educadores e convidados. Entre os objetivos, está a reflexão acerca do problema da Fome, à luz da Campanha da Fraternidade de 2023, cujo tema é Educação e a Fome.

Desenvolvido pelos professores Ana Carolina Krieger, Juliana de Jesus Grigoli, Lucas Duarte, Maria Angélica Groth e Victor Bazzuco, nas aulas de Formação Humana Cristã (do 6º ano 9º ano) e nos itinerários formativos de Brasilidades, Cidadania Global e Voluntariado (Novo Ensino Médio), foi proposto aos estudantes que realizassem pesquisas e atividades de campo sobre o tema Fome no âmbito mundial, brasileiro e local.

O diretor-geral da escola, Padre Eduardo Roberto Severino, em sua fala inicial, relembrou aos alunos a proposta educacional da Companhia de Jesus, que promove uma educação que vai além do desenvolvimento pessoal dos educandos, passando por uma sociedade mais humana, justa e solidária. “Buscamos uma Cidadania Global para além da consciência do cidadão quanto ao seu lugar, seu papel, seus direitos e responsabilidades, pois tudo está conectado. Como agimos, ou nos importamos com o que acontece no mundo, potencializa ou limita a capacidade humana de transformá-lo em um lugar melhor”, afirmou o diretor.

O projeto Cidadania e Políticas Públicas nasceu do esforço interdisciplinar de educadores preocupados com a adequação do currículo escolar à atualidade eclesial e social e do interesse de oferecer um laboratório de profundidade humana e intelectual. Entre os objetivos propostos, estão os de compreender os desafios enfrentados pela humanidade no século XXI, mobilizar a comunidade escolar para o compromisso solidário e a transformação da realidade, aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências éticas da fé e estimular o exercício da cidadania em nível global e local.

A presidente do Instituto Çarakura, Andrea de Oliveira, foi uma das palestrantes convidadas e apresentou o trabalho desenvolvido pela ONG, que é voltada ao desenvolvimento de projetos, pesquisas e práticas pedagógicas que envolvam crianças, jovens e adultos em atividades éticas, ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais, à proteção e recuperação da natureza e à cultura da paz.

A promoção da 1ª Semana de Justiça Socioambiental da escola, com o tema Segurança Alimentar e sob o lema “Todos comeram e ficaram saciados” (Mt 14,20), faz parte do Projeto, que inclui, ainda, uma exposição das pesquisas desenvolvidas pelas estudantes e um seminário temático que contará com a participação de estudantes, educadores e convidados externos.