Proposta do novo modelo é qualificar o tempo que os estudantes permanecem na escola
Diante da necessidade de modernizar o Ensino Médio no país, foi promulgada a Lei nº 13.005/2014, que representou uma mudança no Brasil: a partir dela, houve uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, significando uma alteração abrangente na estrutura do Ensino Médio brasileiro. A nova proposta previu a flexibilização dos currículos para promover o protagonismo do aluno e deve ser implantada em todas as escolas até o fim deste ano. No entanto, o Colégio Catarinense, pioneiro em qualidade de educação em Santa Catarina, começou a migração ainda em 2021.
Entenda o Novo Ensino Médio
A partir da lei, as escolas precisaram qualificar ainda mais o tempo que os estudantes passam em suas instituições. Por isso, ela indica uma reorganização do currículo, de forma que se torne mais flexível e possibilite oportunidades de escolha. Assim, os estudantes tornam-se protagonistas no próprio processo de aprendizagem e conseguem preparar-se, ao mesmo tempo, para o conhecimento e a formação profissional.
No Novo Ensino Médio, os currículos de todas as instituições passam a contemplar aprendizagens comuns e obrigatórias aliadas às competências para a vida. Essas atividades podem ser escolhidas pelos próprios estudantes conforme objetivos e interesses individuais.
Os itinerários formativos, como são chamados no Colégio Catarinense, envolvem disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e outras situações, nas seguintes áreas de conhecimento: Matemáticas e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Implementação no Colégio Catarinense
Para que o Novo Ensino Médio fosse implantado no Colégio Catarinense, o processo começou em 2021 com os alunos da 1ª série. A instituição definiu que 60% do currículo fosse determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento normativo em comum para todas as escolas, e 40%, pelos itinerários formativos, determinados conforme a demanda estudantil. Nos últimos dois anos, a implantação seguiu até que todas as séries fossem contempladas, o que ocorreu em 2023.
O professor Luiz Henrique Neves, que é coordenador da Unidade de Ensino III e responsável pelas turmas do Novo Ensino Médio, conta que a proposta começou a ser estudada ainda em 2019 pelo grupo de educadores da escola. Segundo ele, um dos maiores desafios para a implantação foi a pandemia da COVID-19, que exigiu a adaptação do projeto para a realidade do ensino remoto.
— Tivemos que implementar uma nova proposta de ensino, porém, com uma metodologia que, já em 2021,começava na modalidade híbrida. Para os estudantes, iniciar na 1ª série do Ensino Médio já é desafiador, mas, além disso, eles tiveram que se adaptar a uma nova proposta de ensino durante o isolamento social. — comenta.
Já a professora Mayna Volker, orientadora pedagógica do Novo Ensino Médio, comenta que as disciplinas eletivas permitem aos estudantes a exploração de áreas de interesse específicas, com ênfase em projetos e no desenvolvimento de competências conceituais, socioemocionais e espiritual-religiosa. Ela reforça que, por meio de um planejamento detalhado, foi possível fazer uma implantação efetiva do Novo Ensino Médio para todas as turmas.
— O Colégio Catarinense conseguiu implementar o Novo Ensino Médio por meio de um processo bem planejado e com o envolvimento de toda a comunidade escolar. A comunicação clara e o suporte contínuo foram cruciais para superar as dúvidas e preocupações dos pais e alunos. As novidades trazidas pelo novo modelo, como as eletivas e a disciplina de Projeto de Vida, permitem uma educação mais personalizada e alinhada às necessidades do século XXI. — finaliza.
Preparação para os vestibulares
Junto ao ensino multidisciplinar, os estudantes do Colégio Catarinense também têm sido preparados para os vestibulares. A professora Cláudia Maggioni, orientadora pedagógica do Colégio Catarinense, comenta que, além das disciplinas de Formação Geral Básica, essenciais para o bom desempenho nas provas, o Novo Ensino Médio contempla reforços por meio de simulados no estilo ENEM ou UFSC. Ainda há aulões aos sábados, para que os estudantes possam aprofundar conhecimentos e esclarecer dúvidas.
— É normal que a ansiedade e o nervosismo tomem conta da maioria dos alunos em algum momento da trajetória acadêmica, especialmente no Terceirão. Nos encontros de Formação Humana Cristã, trabalhamos muito as questões emocionais, o gerenciamento das emoções, a autoconfiança,os momentos de reconexão e equilíbrio, e também trazemos as famílias para junto dos estudantes, para que eles saibam que o apoio é incondicional, independentemente do resultado. Os professores do Colégio Catarinense, durante as aulas, também conversam muito com as turmas. — conta a orientadora.
Para saber mais sobre o método de ensino do Colégio Catarinense, acesse o nosso site.
Matéria publicad em 05/06/2024 – 12:40